Deputados querem audiência com ministro para discutir cortes para trens urbanos


Deputados alertam para o risco de paralisação das atividades de transporte público.

Os deputados Betinho Gomes (PE) e Domingos Sávio (MG) apresentarão requerimento de convite ao ministro do Planejamento, Esteves Colnago, para debater a redução dos recursos orçamentários destinados à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Também seria chamado o diretor-presidente da instituição, José Marques, para a audiência pública que seria realizada na Comissão de Viação e Transportes, presidida pelo PSDB. 

Segundo os parlamentares, diante do corte de quase metade do orçamento, na comparação com 2017, as cidades de Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa, Natal e Recife têm sofrido com o risco de paralisação do funcionamento dos trens caso a verba não seja revista e restabelecida. Isso prejudicaria aproximadamente 600 mil pessoas.

Os deputados explicam que, segundo o Diretor-Presidente da CBTU, de início foi cogitada uma redução de viagens e trens em circulação. Entretanto, a avaliação técnica da CBTU indicou a impossibilidade em manter o sistema funcionando, caso o orçamento não seja recomposto. Ele conta que as despesas de funcionamento (energia, folha de pagamento, etc.) são maiores do que a estimativa oferecida. Isso prejudica a atividade do meio de transporte.

Presidente da Comissão de Viação e Transportes, Domingos Sávio alertou para o risco de grandes capitais terem o sistema de metrô interrompido. “Essa é mais uma das heranças terríveis do desgoverno do PT. Não planejaram de maneira adequada”, lamentou.

Ele reforçou ainda a necessidade de ampliação do metrô em Belo Horizonte e questionou o aumento da passagem, que subiu de R$ 1,80 para R$ 3,40. “Vivemos um momento em que grande parte dos trabalhadores não teve reajuste, e ainda há milhões de desempregados”, disse. O tucano se reuniu com o ministro do Planejamento e ele assumiu o compromisso de enviar ao Congresso um projeto para aumentar os recursos para a área.

Em sua página do Facebook, Betinho alerta que a situação do metrô poderá ficar inviável com o corte. Ele avalia que a decisão equivocada do governo federal poderá acarretar, em breve, a paralisação dos trens urbanos no país. Durante o debate, o parlamentar pretende pedir o retorno da verba para que possa ser oferecido um serviço de qualidade, tendo em vista que muitas pessoas utilizam o meio para chegar em seus trabalhos e casas. Confira abaixo vídeo publicado pelo tucano no Facebook:

 (Reportagem: Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 maio, 2018 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *