Pedro Cunha Lima cobra votação de projeto que limita uso de carros oficiais


“Divulgue esse absurdo, e vamos fazer uma grande mobilização exigindo mais respeito com o dinheiro público!”, pediu o deputado aos seus seguidores no Facebook ao se referir ao montante de gastos divulgado pelo Correio Braziliense.

O deputado Pedro Cunha Lima (PB) manifestou nesta segunda-feira (30) sua expectativa para votação, no Plenário do Senado, do projeto de lei de autoria dele que limita o uso de automóveis oficiais por autoridades.

O parlamentar chamou a atenção para reportagem publicada pelo “Correio Braziliense” revelando que a administração pública federal gastou R$ 1,6 bilhão em 2017 com carros oficiais e outros custos para viabilizar o transporte de servidores e autoridades. Os dados são da ONG Contas Abertas.

Entram nesta conta os pagamentos com veículos, combustíveis, manutenção, pedágios e outros. De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal, o volume é considerado alto e demonstra que ainda há desperdícios no setor público.

“Temos um projeto que praticamente acaba com esse abuso. O projeto já foi aprovado na Câmara e em três comissões no Senado, e, agora, precisa de sua pressão para o último passo, que é ser votado no plenário do Senado. Vamos exigir que o Senado Federal vote essa matéria”, escreveu em sua página no Facebook.

Na semana passada, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou o projeto.  De acordo com a proposta, o uso de automóveis oficiais fica restrito à Presidência e Vice-presidência da República, Presidência do Senado Federal, Presidência da Câmara dos Deputados, Presidência do Supremo Tribunal Federal, Ministros de Estado, Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas desde que para representação oficial.

A matéria proposta por Pedro estabelece ainda que os demais automóveis oficiais, cujo uso não esteja previsto na proposta, sejam destinados às áreas de segurança pública, saúde e educação. De acordo com o deputado paraibano, o objetivo da proposta é dar maior clareza à legislação que rege a matéria, coibindo os abusos hoje observados.

(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
30 abril, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *