Geórgia quer impulsionar cooperação parlamentar com o Brasil
O Embaixador da Geórgia no Brasil, David Solomonia, defendeu nessa quarta-feira (25), em audiência com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Nilson Pinto (PA), o impulso da cooperação parlamentar bilateral.
De acordo com o diplomata, a parte georgiana foi reativada e aguarda o agendamento de um encontro em Tbilisi. Solomonia também destacou os 25 anos das relações bilaterais que serão comemorados em 2018.
“Nos últimos dois anos, a Política Externa Brasileira vem passando por um processo de reorientação com uma aposta forte no multilateralismo. Precisamos intensificar as nossas relações com países como a Geórgia, inclusive por meio de mais cooperação”, afirmou Nilson Pinto.
Os dois conversaram ainda sobre a agenda do comércio bilateral e coincidiram que o vinho da Geórgia deve figurar como um dos produtos de destaque desta pauta. Esse intercâmbio passou de US$ 90 milhões em 2009 para US$ 259 milhões em 2013.
Em novembro de 2013, a vice-presidente do Parlamento da Geórgia, Manana Kobakhdze, visitou o Brasil a convite do então Senador Aloysio Nunes Ferreira, que presidia o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Geórgia no Congresso Nacional, que se constituiu na primeira missão parlamentar georgiana a um país da América Latina.
Atualmente, o Projeto de Resolução 219 de 2017, apresentado pelo deputado Claudio Cajado (DEM-BA), aguarda deliberação pelo Plenário para a constituição da parte brasileira do grupo.
(Da assessoria da CREDN/foto: Marcelo Rech)
Deixe uma resposta