Tucanos criticam obstrução da oposição por causa da prisão de Lula
Deputados do PSDB criticaram a intensa obstrução em plenário liderada por PT e aliados para impedir o andamento dos trabalhos no Congresso. Nessa quarta-feira (26), tanto a sessão conjunta do Congresso quanto a sessão da Câmara foram prejudicadas por partidos que querem inviabilizar as votações em protesto contra a prisão de Lula.
O deputado Fábio Sousa (GO) afirmou que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara foi impedida de discutir as matérias em pauta por consequência da obstrução. “Nada anda, nada vai para frente, e o país continua passando por situações adversas que provocam sofrimento no povo”, alertou.
Segundo o tucano, o povo brasileiro paga os salários dos parlamentares e não suporta mais ouvir a mesma ladainha nas sessões. “Nós deveríamos debater, cada um com sua ideologia política, temas de suma importância para o país, mas não o fazemos”, lamentou. Ele fez um apelo para que os congressistas “arregacem as mangas” e votem as propostas em pauta. Há problemas sérios a serem resolvidos, como falhas na educação, saúde, segurança, sistema tributário, falta de desenvolvimento, entre outros.
O deputado Betinho Gomes (PE) cobrou bom senso nos debates em plenário. “Não se trata de uma obstrução a uma pauta específica, mas uma obstrução aos temas gerais, uma obstrução ao Brasil”, declarou. Segundo ele, é fundamental garantir que a Casa vote as propostas essenciais para o povo brasileiro. O Congresso não pode ficar refém de uma discordância do PT em relação ao Judiciário, acrescentou.
O Congresso conseguiu concluir a análise de um veto presidencial e de três projetos de lei de créditos orçamentários para 2018. A sessão da Câmara se estendeu noite adentro para a finalização da análise da MP 809/17, sobre compensação ambiental.
(Da redação/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta