Por iniciativa de Izalci, C&T debaterá importância do voto impresso
Foi aprovado nesta quarta-feira (24), pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o requerimento do deputado Izalci Lucas (DF) para realização de audiência pública que discutirá a importância do registro físico do voto para a segurança e transparência do processo eleitoral. O debate visa esclarecer a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o voto impresso (ADI 5889).
O parlamentar justifica que a audiência tem o objetivo de levar ao conhecimento dos parlamentares e da sociedade os argumentos contra e a favor da impressão do voto em sistemas eleitorais eletrônicos e informações sobre a importância do registro físico do voto.
Para Izalci, a urna eletrônica desprovida de impressora é incapaz de produzir o registro físico do voto, prova material necessária para que seja garantida a possibilidade de recontagem, assim como a auditoria do processo eleitoral.
Serão convidados o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos Camargo; o representante do Comitê Multidisciplinar Independente, Eng. Amílcar Brunazo Filho; o representante dos interesses da Associação Pátria Brasil, Dr. Felipe Gimenez; a Procuradora Geral Eleitoral Raquel Dodge; e o Presidente do TSE, Ministro Luis Fux.
(Reportagem: Cristiane Noberto/foto: William Sant´Ana)
Deixe uma resposta