Izalci aponta desafios e conquistas em sessão que homenageou os 58 anos de Brasília


Izalci destacou o papel da educação como fator de desenvolvimento e apontou a saúde e segurança pública como problemas que persistem na capital federal.

Por iniciativa dos deputados Izalci Lucas (DF) e Rogério Rosso (PSD-DF), a Câmara promoveu na manhã desta segunda-feira (23) uma sessão solene para comemorar os 58 anos de fundação de Brasília, comemorados no último sábado. Presidida pelo tucano, a cerimônia em homenagem à capital federal contou com a participação de entidades  da sociedade civil e de autoridades como o vice-governador, Renato Santana.

Em seu pronunciamento, o tucano fez alusão a sua trajetória de vida e lembrou sua chegada à capital. “A minha história tem a ver com essa cidade e com o Distrito Federal”, destacou o parlamentar, ao reafirmar seu compromisso com a educação, especialmente em Brasília, área com a qual Izalci sempre demonstrou compromisso ao longo de sua vida pública. 

“Eu, menino do interior, consegui estudar e me formei graças à educação de qualidade da escola pública de excelência e bolsa de estudo. Assim, pude pensar e trabalhar por algo para meninos e meninas que, assim como eu, não tinham como custear a sua educação. Só cheguei onde cheguei por causa dela”, discursou.

PROBLEMAS

Izalci aponta a saúde e a segurança pública como os maiores problemas enfrentados pela cidade, mas ressalta que a educação é que faz grande diferença na vida dos jovens carentes. “Precisamos resgatar a esperança dos jovens em poder vencer com a educação de qualidade. É o único caminho, é o que dá oportunidade e igualdade. A falta da educação mata toda uma geração. Temos que devolver a eles a oportunidade que nós tivemos”, disse.

O parlamentar também defende que a qualidade do serviço público precisa ser mais eficiente. Ele afirma que a bancada federal tem procurado ajudar a cidade a superar suas demandas, com ações efetivas, como a aprovação de leis. Entre elas, a de convalidação de incentivos fiscais, que fará a capital resgatar empresas que haviam saído de Brasília. Como resultado, ele afirma que haverá a diminuição do desemprego, que hoje assola aproximadamente 400 mil habitantes do DF.

Além disso, o tucano citou várias matérias nas quais teve papel fundamental durante a tramitação no Congresso, como a lei da regularização fundiária, que permite dá a possibilidade a milhares de pessoas de conseguirem a escritura de seus terrenos. Também citou a reforma do ensino médio, que dá a oportunidade aos jovens ingressarem direto no mercado de trabalho.

“Quem sabe o que é melhor para as cidades e serviços são as pessoas que ali vivem, e precisamos escutar a população. Temos que fazer o que JK fez: planejar, estabelecer metas e ações. Precisamos ouvir um pouco mais para poder melhorar a qualidade do serviço público”, ressaltou.

Durante a solenidade, houve a apresentação da banda marcial do Colégio Vitória Régia. O vice-governador apontou alguns problemas que ainda demandam solução, mas destacou que Brasília é uma cidade que oferece oportunidade para todos, a exemplo do ocorrido com ele, filho de feirante.

Estiveram presentes, além de Renato Santana, o ex-vice-governador Paulo Octávio; o presidente da Associação dos Candangos Pioneiros, Luiz Lustosa Vieira, e integrantes da entidade, o presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, e alunos da Universidade Federal do Maranhão.

(Reportagem: Cristiane Noberto/Foto: William Sant´Ana)

Compartilhe:
23 abril, 2018 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *