Comissão de Educação discute nesta 3ª políticas voltadas à primeira infância


Para tucanos, país deve investir esforços no apoio à primeira infância.

A Comissão de Educação realiza nesta terça-feira (24) audiência pública para discutir a situação da primeira infância no Brasil. O debate foi solicitado pelo deputado Eduardo Barbosa (MG), que pretende discutir políticas públicas, obter informações para aprimorar a legislação e acompanhar as metas e estratégias voltadas para a educação de zero a seis anos de idade, período de desenvolvimento infantil que corresponde à primeira infância.

O parlamentar reúne subsídios para os trabalhos de uma subcomissão permanente que trata das políticas voltadas à primeira infância na área educacional. Barbosa é relator do colegiado. A audiência contará com a participação dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadas (Ipea) Herton Ellery Araújo e Ana Luiza Machado Lima.

“A partir de uma exposição do Ipea, poderemos ter uma visão abrangente da situação da primeira infância no Brasil, diante dos enormes desafios que se colocam às políticas públicas, no sentido de se adequarem para garantir maior oferta de serviços de qualidade e o acesso a eles”, explicou o deputado.

Play

A importância dos temas relacionados à primeira infância é lembrada reiteradamente por parlamentares do PSDB como Mariana Carvalho (RO) e Pedro Cunha Lima (PB). A deputada de Rondônia destaca a necessidade de união em torno de mudanças no tratamento dado às crianças brasileiras. Para ela, problemas na saúde, segurança e em outras áreas só serão efetivamente combatidos quando as crianças receberem a atenção e cuidados devidos no início de suas vidas.

A deputada afirma que ainda é uma realidade o funcionamento de creches apenas como “depósitos de crianças” para os pais poderem trabalhar. “Milhões de crianças espalhadas pelo mundo não conseguem atingir o seu pleno potencial cognitivo porque ainda estão envolvidas num meio de pobreza, de subnutrição, de violência, de falta de amor e de carinho. Nós temos que mudar isso”, defende.

Já Pedro Cunha Lima lamenta que poucas pessoas tenham preocupação com a primeira infância. “Não investimos ainda na primeira infância. E temos que correr atrás do prejuízo. É preciso, de maneira urgente, unir forças”, afirma.  

Segundo o deputado, os cuidados no início da vida humana determinarão quem a pessoa será no futuro. “Como a ciência já explica, já comprova de maneira exata, é um momento fundamental na construção do ser humano”.

O debate desta terça-feira está marcado para as 10 horas, no plenário 10 da Câmara.

(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
23 abril, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *