Presidente da Comissão de Relações Exteriores parabeniza Corpo Diplomático


O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto (PA), parabenizou o Corpo Diplomático brasileiro nesta sexta-feira, 20, quando é celebrado o Dia do Diplomata. A data marca o nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.

“O nosso Corpo Diplomático está entre os mais preparados e reconhecidos do mundo por sua excelência na defesa dos valores democráticos e humanos e na solução pacífica das controvérsias”, afirmou o parlamentar. De acordo com Nilson Pinto, “o processo de fortalecimento do Itamaraty como principal formulador da nossa Política Externa precisa ser continuado na figura dos seus recursos humanos”.

O Dia do Diplomata é celebrado no Palácio Itamaraty, com a presença do presidente Michel Temer e do ministro Aloysio Nunes, em duas cerimônias: a formatura do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco e a cerimônia de imposição de insígnias da Ordem de Rio Branco. A turma 2017-2018 do Instituto Rio Branco (IRBr) é composta de 30 diplomatas, dos quais 9 são mulheres.

De acordo com o Itamaraty, além dos diplomatas brasileiros, a turma inclui bolsistas enviados pelas chancelarias da Argentina, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mongólia, Palestina e São Tomé e Príncipe. A Medalha da Ordem de Rio Branco é entregue a brasileiros e estrangeiros reconhecidos por suas atuações em diversas áreas.

COOPERAÇÃO

No dia 4 de abril, quando assumiu a presidência da CREDN, o deputado reuniu-se com o chanceler Aloysio Nunes para estreitar o relacionamento entre o Itamaraty e a Comissão. Naquele que foi o seu primeiro compromisso oficial em nome do Colegiado, Nilson Pinto convidou o ministro para falar em audiência pública sobre as prioridades da Política Externa Brasileira para este ano, evento que deverá ser realizado em maio.

Além disso, na quarta-feira, 18, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou requerimento do parlamentar para a realização, em novembro, do seminário “Política Externa Brasileira: deveres, responsabilidades e os desafios internacionais”, que reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros com o objetivo de proporcionar ao futuro governo, a ser eleito em outubro, subsídios que permitam consolidar o Brasil como ator protagonista nas decisões regionais e globais.

(Da assessoria da CREDN/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
20 abril, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *