Macris assume presidência da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos


Parlamentares do PSDB defendem o fortalecimento da indústria de máquinas e equipamentos, um setor que reúne 7,5 mil empresas, 290 mil funcionários e 2 milhões de empregos na cadeia produtiva indireta. O deputado Vanderlei Macris (SP) assumiu nesta terça-feira (17) a presidência da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMaq) do Congresso Nacional.

Segundo o tucano, há 13 anos o setor produzia 60% das máquinas e equipamentos para o Brasil. Hoje, está reduzido a 20%. Ainda assim, faturou R$ 67 bilhões em 2017, dos quais 40% foram destinados ao mercado externo, principalmente Estados Unidos e Europa.

“Com esse movimento, deputados e senadores querem uma indústria forte, agressiva do ponto de vista de buscarmos recuperar a história do nosso país com uma presença importante da indústria de máquina e equipamentos”, disse Macris na cerimônia de posse, em Brasília.

A FPMaq é composta por 207 deputados e 16 senadores. Segundo o líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), são parlamentares dedicados à industrialização do país com a intenção de desburocratizar o setor e construir uma legislação mais moderna. “Tenho certeza que o trabalho dessa frente fará toda a diferença e haverá geração de emprego e maior riqueza”, disse o líder tucano.

Para ele, o setor sofre com medidas adotadas pelo governo ou aprovadas pelo Legislativo. “O Congresso Nacional às vezes dificulta o crescimento do setor, favorecendo a importação em detrimento do que fabricamos aqui”, afirmou.

Play

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) lembrou que uma de suas primeiras palestras sobre reforma tributária foi na Abimaq, em São Paulo. Para ele, o setor tem papel fundamental no desenvolvimento brasileiro, que tem sofrido com a tibieza do governo. “Eles são dóceis com os estrangeiros e duros com os brasileiros”, criticou.

Luiz Carlos Hauly disse que a indústria de máquinas pesadas no Brasil sofre com elevada carga tributária, burocracia, concorrência predatória, altos custos de contratação de mão de obra e com a logística deplorável.

Junto com a diretoria da Abimaq, a Frente Parlamentar definiu uma agenda de discussão nos ministérios da Fazenda, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e no próprio Congresso. Entre as prioridades desta agenda estão projetos de lei, a exemplo da reoneração da Folha de Pagamento (PL 8456/2017); a Política de Conteúdo Local (PL 9302/2017) e a criação de Norma Geral para Regular Licitações e Contratos Públicos (PL 6814/2017).

Confira a íntegra do discurso do deputado Vanderlei Macris na cerimônia:

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 abril, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *