Deputados recebem Miss Mundo e trocam informações sobre exitosos projetos sociais


Parlamentares do PSDB elogiaram os vencedores dos concursos de beleza por atuarem em prol de causas sociais e de inclusão.

Presidida pelo deputado Nilson Pinto (PA), a Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CREDN)  recebeu, nesta terça-feira (17), a atual Miss Mundo, Manushi Chhillar. A visita à capital brasileira é parte de um tour mundial de caridade e boa vontade intitulado “Beauty With a Purpose World Tour”. Na pauta com os parlamentares, a troca de experiências sobre projetos sociais desenvolvidos pela miss e por entidades brasileiras.

Em Brasília, Manushi fez uma série de visitas em favor do Movimento Apaeano e da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Na CREDEN, foi recebida por Nilson Pinto e pelos deputados Luiz Carlos Hauly (PR) e Eduardo Barbosa (MG) – que representa o Movimento Apaeano na Câmara. Ela esteve acompanhada da atual Miss Brasil Mundo, Gabrielle Vilela; do atual Mister Brasil, Bruno Poczineck; e da Miss Brasília, Isabela Schott. Também participaram do encontro representantes da Apae-DF, onde Manushi esteve na segunda-feira.

Nilson Pinto destacou a importância da causa, pois, como lembrou, os concursos de beleza mobilizam milhões de pessoas em todo o mundo. “O fato de os vencedores tomaram para a si a causa das pessoas com deficiência, daqueles que mais precisam, é fundamental para a sensibilização de todos. A beleza com propósito é um grande projeto”, ressaltou.

O tucano elogiou o projeto social desenvolvido pela Miss Mundo em cerca de 20 cidades indianas e ressaltou a importância de se usar o talento e beleza a favor de causas nobres, capazes de mobilizar a sociedade. Aos 20 anos, a estudante de medicina Manushi Chhillar desenvolveu um projeto de conscientização sobre a importância da higiene menstrual, como forma, inclusive, de se evitar uma série de doenças. Para tanto, visitou mais de 20 aldeias, onde trabalhou com cerca de 5 mil mulheres. A iniciativa venceu a etapa “Beleza com Propósito” no concurso Miss Mundo.

Manushi disse aos deputados que o projeto será estendido para a África do Sul e que pretende leva-lo ainda ao Quênia, país que será visitado pela miss em breve. Entre as ações do projeto, a fabricação e distribuição de absorventes íntimos em comunidades que até mesmo desconheciam a necessidade da higiene menstrual.

A miss e o mister Brasil também apresentaram as iniciativas desenvolvidas por eles no âmbito do concurso brasileiro. Gabrielle desenvolveu uma ação que conseguiu, junto ao Poder Público, levar água e luz a uma tribo indígena em Angra dos Reis (RJ). Já Bruno ministra aulas de karatê a jovens com deficiência.

Nos concursos de Miss e Mister Brasil, uma das causas é o combate à hanseníase. O estado do Pará será visitado para que os modelos conheçam e divulguem o trabalho desenvolvido na região.

REPRESENTATIVIDADE

O deputado Eduardo Barbosa apresentou iniciativas desenvolvidas pelas Apaes e trabalhos realizados pelos alunos das associações. O tucano, que foi presidente da Federação Nacional das Apaes, destacou que a representatividade política para ações como essas é importante para que haja respaldo legal e para que as causas possam avançar.

Ele falou aos modelos sobre os trabalhos e iniciativas desenvolvidos pela deputada Mara Gabrilli (SP), presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência, que, conforme lembrou, foi pioneira em diversas conquistas na área e hoje concorre à uma vaga no comitê da ONU que monitora os países para o cumprimento de convenção internacional para pessoas com deficiência.

Hauly, por sua vez, lembrou as ações da brasileira Zilda Arns, como a criação da Pastoral da Criança, que hoje tem mais de 300 mil voluntárias em 25 nações acompanhando o desenvolvimento de crianças nos primeiros anos de vida.

A comitiva com a Miss Mundo foi conduzida pelo deputado Nilson Pinto ao plenário da Câmara e apresentada por ele aos parlamentares presentes. A indiana recebeu, do presidente da CREDN, uma carta de agradecimento pela visita.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 abril, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *