Deputados alertaram para risco de monopólio em emplacamento veicular


No plenário da Câmara, deputados do PSDB chamaram atenção para os riscos da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a placa de identificação veicular no padrão do Mercosul. A norma foi suspensa em março.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), afirmou que fabricantes de placas em todo o país serão prejudicados pela portaria. Segundo o tucano, a regra cria um monopólio, dando a poucas empresas o direito de produzir as placas.

Além disso, ele ressalta que a medida não prevê a integração entre os diferentes sistemas dos países. “Se roubarem um carro aqui e levarem para a Bolívia, o sistema de lá não está conectado ao nosso. Nada adianta”, alertou. O líder defende que a portaria seja derrubada e rediscutida.

O deputado Caio Narcio (MG) se disse preocupado com a situação criada em torno das empresas que produzem as placas. “Não faz sentido: é reserva de mercado, atrapalha a produção e não melhora a qualidade do serviço”, declarou. Para o tucano, a mudança do padrão de emplacamento deve preservar aqueles que já fabricam o produto.

(Da Redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 abril, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *