Mariana Carvalho destaca empenho pela aproximação dos jovens com o Parlamento


A deputada busca o engajamento dos jovens com a vida política.

A deputada Mariana Carvalho (RO) destacou, nessa quinta-feira (12), a importância dos programas que aproximam os jovens do Parlamento brasileiro e enumerou ações de seu mandato. A jovem parlamentar ressaltou o empenho em engajar cada vez mais a juventude na política e defendeu as boas práticas em contraponto à corrupção.

Os programas citados pela tucana são de responsabilidade da Segunda Secretaria da Mesa Diretora da Câmara, comandada por ela. É o caso do Estágio Visita e do Estágio Participação, que receberam, respectivamente, desde março de 2017, 898 estudantes universitários e 250 cidadãos de todos os estados do Brasil. “Isso é um sinal de que estamos no caminho certo”, comemora a deputada.

Mariana afirma que, com a crise política e moral enfrentada pelo país, é natural a descrença da maioria dos brasileiros, inclusive dos jovens, com a política. No entanto, é dever daqueles que rejeitam a alienação política buscar caminhos para transformar o país. A parlamentar, que ingressou na vida política aos 16 anos, quando se filiou ao PSDB, disse acreditar que serão os jovens a construir os novos cenários para a mudança que o país deseja.

Segundo ela, a juventude tem o olhar mais sensível com uma área fundamental para as transformações: a educação. Com seu próprio exemplo, a deputada incentiva outros jovens a se engajarem na política e, ao mesmo tempo, se aprofundarem nos estudos.

Aos 31 anos de idade, Mariana já foi vereadora, concorreu à Prefeitura de Porto Velho e assumiu o mandato de deputada federal. Se formou em Direito e Medicina, se especializou em Cardiologia e está terminando um mestrado em gestão pública, além da primeira fase do doutorado em bioética. “Quero mostrar que os estudos sempre estão em primeiro lugar. Quando mudarmos a situação do olhar sobre a educação do nosso país vamos conseguir fazer as transformações que ele tanto precisa”, garante.

De acordo com ela, os programas desenvolvidos pela Segunda Secretaria levam cidadãos comuns, especialmente os jovens, para dentro do Congresso Nacional com a finalidade de acompanhar os trabalhos, conhecem as boas práticas e os parlamentares.

“Eles vêm com a descrença, mas quando chegam começam a ver e conhecer o trabalho de uma forma diferente. Deixamos de ser vistos, de maneira generalizada, como operadores de mecanismos de corrupção para sermos vistos como parlamentares que se organizam e se mobilizam para defender os interesses das comunidades. Lá na frente, teremos a oportunidade de ver muitos desses cidadãos se tornando também representantes do povo brasileiro”, afirma a deputada.

Segundo ela, os programas são estratégicos para retomar o envolvimento da população com as boas práticas políticas. Com o incentivo à inovação e ao protagonismo, afirma, será possível ter mais jovens dedicados às causas comuns.

Mariana ainda fez menção às premiações concedidas pela Segunda Secretaria que reconhecem instituições e pessoas que realizam iniciativas louváveis. São eles: o Prêmio Dr. Pinotti, que reconhece instituições brasileiras que priorizam políticas de saúde para mulher; o Prêmio Zilda Arns, que visa à defesa e à promoção dos direitos da pessoa idosa; o Prêmio Brasil Mais Inclusão, que reconhece ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência; e a Medalha do Mérito Legislativo, que homenageia aqueles que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Durante o discurso, a deputada ainda citou ações de seu mandato parlamentar. Desde 2015, a tucana apresentou 104 projetos de leis e outras proposições com especial atenção à saúde, à educação e à cultura. Há ainda medidas na área de direitos humanos, com ações voltadas às pessoas com deficiência e ao direito do consumidor, como proposta de proibição de cobrança de bagagens pelas companhias aéreas brasileiras. À frente da Segunda Secretaria, a deputada promoveu economia de mais de R$ 457 milhões – devolvidos aos cofres públicos – sem que houvesse demissões. Em suas emendas parlamentares, tem destinado recursos para áreas como a Saúde e a Seguridade Social.

Na avaliação do deputado Floriano Pesaro (SP), Mariana desenvolve um trabalho exemplar em prol da juventude e das boas práticas na política. “Suas ações vem contribuindo para esta Casa do ponto de vista intelectual, político, moral e ético. Como mulher, consegue avançar com sabedoria, sapiência e inteligência num ambiente extremamente machista, que ainda é a Câmara e o Brasil”, afirmou o tucano em aparte ao discurso da deputada.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 abril, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *