Janela partidária e retorno de ex-secretários alteram bancada tucana


Nilson Leitão comanda reunião da bancada; partido conta com novas filiações e recebe deputados que estavam licenciados.

Com o término da janela partidária, que permitiu a migração de parlamentares entre legendas, a bancada do PSDB na Câmara recebeu novos integrantes: os deputados Danilo Forte (CE), José Reinaldo (MA), Conceição Sampaio (AM) e Waldir Maranhão (MA). Também foi encerrado o prazo para desincompatibilização de cargos públicos para quem vai disputar as eleições neste ano. Com isso, estão de volta à Câmara os deputados Floriano Pesaro (SP), Samuel Moreira (SP) e Valdir Rossoni (PR), que eram secretários em seus estados.

O deputado Danilo Forte se filiou ao partido em ato realizado no escritório do senador Tasso Jereissati (CE), na sexta-feira (6). O deputado afirmou que o ingresso na sigla se deve à coerência, já que o partido tem um projeto definido, com começo, meio e fim. “Eu sempre gostei de ter posição, defendo as mudanças porque elas são necessárias e precisam ser feitas”, afirmou.

Na avaliação de Jereissati, o ingresso de Danilo no PSDB significa a chegada de um quadro de qualidade, que pode dar ao partido força eleitoral e moral.

Em evento na sexta-feira (6), a deputada Conceição Sampaio anunciou sua filiação e foi recebida pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Conceição é jornalista e apresentadora de programa de televisão. Ela ingressou na vida política como vereadora da capital do Amazonas.

Também na semana passada, o ex-vice-presidente da Câmara Waldir Maranhão assinou sua filiação à legenda. Ele atendeu a um convite do senador Roberto Rocha, presidente do partido no Maranhão. “Estive com o senador, no sábado, conversando sobre os rumos políticos no estado. Continuamos consolidando nossos diálogos para a construção de um projeto político alternativo para o Maranhão, onde as pessoas possam manter a esperança de um estado mais justo, igualitário e que possamos superar as desigualdades sociais”, afirmou.

O ex-governador maranhense José Reinaldo foi outro parlamentar que atendeu a convite de Roberto Rocha e entrou para o ninho tucano. Ele foi recebido em cerimônia realizada no gabinete do senador em Brasília, na quarta-feira (4), com a presença de parte da bancada da Câmara.

A decisão do ex-governador de ingressar no partido foi oficializada após conversa com o presidente do partido, Geraldo Alckmin, na semana passada. O deputado afirma que seu principal objetivo é o combate à pobreza em seu estado. “O PSDB tem que ter um discurso fundamentado para essa região pobre, principalmente com a experiência de tantos de seus líderes. Temos que melhorar esse quadro tão penoso que afeta tanta gente naquela região”, defendeu.

RETORNO

Chefe da Casa Civil do governo Beto Richa, no Paraná, Valdir Rossoni assinou seus últimos atos à frente da pasta na sexta-feira (6), quando deixou o cargo. Ele volta para Brasília e reassume o mandato de deputado. Em sua despedida da Casa Civil, Rossoni destacou o trabalho na secretaria. Segundo ele, o maior desafio foi aproximar o governo dos municípios.

O ex-secretário credita o desempenho positivo no cargo ao apoio incondicional de Richa, que deixou o cargo de governador para participar da disputa ao Senado. “Trabalhamos muito, mas o resultado foi muito gratificante”, afirmou o tucano, que teve como uma de suas marcas como secretário a transmissão das lives pelo Facebook, em que conversava francamente com internautas, recebendo sugestões, respondendo críticas e explicando os programas de governo.

Samuel Moreira deixou o comando da Casa Civil do Governo de São Paulo. Já Floriano Pesaro se despede da Secretaria de Desenvolvimento Social de SP, uma das mais atuantes do estado. O ex-secretário reassume na Câmara para dar continuidade ao trabalho parlamentar.

“Me despeço [da Secretaria] com a certeza de que fiz o que estava ao meu alcance, mas com a sensação de que gostaria de ter feito muito mais. Tivemos o cuidado de seguir a linha de austeridade traçada pelo governador Alckmin. Apesar disso, não ficamos estagnados na gestão dos programas sociais. Promovemos a unificação dos cadastros, perseguimos a intersetorialidade, demos um novo tratamento à segurança alimentar e à política sobre drogas”, enfatizou Pesaro.

SAÍDAS

Já os deputados Bonifácio de Andrada (MG), Daniel Coelho (PE) e Elizeu Dionizio (MS) deixam o PSDB durante o prazo da janela. Ao longo do mandato, outros parlamentares eleitos em 2014 renunciaram ao mandato em virtude de terem sido eleitos prefeitos de seus municípios. É o caso de Duarte Nogueira (Ribeirão Preto – SP), Max Filho (Vila Velha – ES) e Nelson Marchezan Junior (Porto Alegre – RS). Além de Bruno Covas, eleito vice-prefeito de São Paulo, que assumiu o comando da capital paulista na última sexta-feira, após a renúncia de João Dória, que vai disputar o governo do estado. Em dezembro de 2016, o ex-governador do Maranhão e então deputado João Castelo faleceu devido a complicações de uma cirurgia no miocárdio.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 abril, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *