Lippi participa da inauguração de 1º hospital de SP construído via PPP


Novo Hospital Estadual de Sorocaba. beneficiará milhares de pessoas em SP.

Ao lado do governador Geraldo Alckmin, o deputado Vitor Lippi (SP) participou da inauguração do novo Hospital Regional de Sorocaba. Primeiro do Estado construído por meio do modelo de PPP (Parceria Público-Privada), a nova unidade de saúde tem 260 leitos, distribuídos entre internação (144), Unidade de Terapia Intensiva (96) e cirurgia ambulatorial (20). 

Segundo o deputado, o hospital beneficiará moradores de 48 cidades, ou seja, cerca de 2 milhões de pessoas. Voltado ao atendimento de média e alta complexidade, a unidade ofertará serviços como neurocirurgia, cirurgia cardiovascular adulto e infantil e ortopedia, além de apoio a emergências e trauma. 

Da totalidade de leitos, 144 são para internação, 96 de UTI e 20 de cirurgia ambulatorial. Conta ainda com ambulatório de especialidades médicas, centro de reabilitação e fisioterapia, serviço de diagnósticos clínicos e por imagem e setor de urgência e emergência. O hospital tem 27 mil m² de área construída e possui alto grau de resolutividade e grande capacidade de atenção às urgências.

“Foram seis anos de luta e muita gente não acreditou. Aí está mais uma conquista pra você”, destacou Vitor Lippi, entusiasmado. Quando exercia a função de prefeito de Sorocaba, o tucano promoveu a desapropriação da área e construção da infraestrutura do local. Durante a inauguração, o governador Geraldo Alckmin afirmou que Sorocaba e região terá um dos melhores hospitais do Brasil. Para ele, a unidade hospitalar será referência para a região, com atendimento 100% SUS.

A previsão é de que, quando estiver funcionando em plena capacidade, o hospital realize por ano 12.000 internações, 6.000 cirurgias, 4.000 consultas e 25 mil exames especializados. Como toda nova unidade de saúde, a implantação dos serviços é feita por etapas. A estimativa é realizar, em 2018, 3 mil internações cirúrgicas, mil internações clínicas, 1,2 mil cirurgias ambulatoriais e 20 mil atendimentos médicos e multiprofissionais em nível ambulatorial e de urgência.

Ao acompanhar a inauguração do hospital, Vitor Lippi fez questão de cumprimentar a equipe que trabalhou na construção – desde a empreiteira contratada ao mais simples operário. “É um dos dias mais felizes de minha vida pública. Sei da importância desse hospital em salvar vidas. Além de tudo, ele é muito bonito e tecnológico. Parece que você está num hospital particular, os melhores de São Paulo. E você está aqui para atender as pessoas mais humildes”, afirmou.

Foi um trabalho de seis anos, que começou quando Lippi era prefeito. Na época, foi escolhida a área que abrigaria a nova unidade de saúde e preparada a infraestrutura para o início das obras.

O parlamentar do PSDB também desejou aos profissionais de saúde êxito nessa nova empreitada. “Que possam fazer aqui um trabalho com muita qualidade porque sem sombra de dúvida está dando tudo certo e eu tenho certeza que esse hospital vai cumprir o papel a que se destina com ajuda de todos vocês, profissionais de saúde”, disse.

Foram investidos R$ 270 milhões na construção do novo hospital regional, dos quais 60% provenientes do governo do Estado, por meio de um empréstimo via BNDES, e 40% pelo parceiro privado, Inova Saúde, uma empresa do grupo Construcap.

O modelo de PPP prevê que a empresa parceira explore os serviços administrativos do hospital, tais como limpeza, segurança e lavanderia, por exemplo. O contrato com o Estado terá duração de 20 anos, com previsão de aportes e incorporação de novas tecnologias durante esse período.

Já os serviços assistenciais, ou seja, tudo o que é ligado à assistência ao paciente, como consultas, cirurgias e tratamentos, ficará a cargo da SPDM (Associação Paulista para Desenvolvimento de Medicina), uma Organização Social de Saúde, sem fins lucrativos, por meio de contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

Confira a fala de Vitor Lippi:

Confira vídeo com o governador Geraldo Alckmin:

(Da redação, com informações do governo de SP/foto: divulgação/Governo de SP)

 

Compartilhe:
2 abril, 2018 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *