Parlamentares lembram passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Por meio das redes sociais, parlamentares do PSDB destacam a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O objetivo é conscientizar a sociedade, contribuindo para esclarecer suas características e ajudando a combater preconceitos. O autismo é um transtorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. Neste ano, as Nações Unidas adotaram o lema “Capacitando mulheres e meninas com autismo”. 

A deputada Mara Gabrilli (SP), por exemplo, chamou a atenção para uma campanha promovida pela Associação Brasileira para Ação por Direitos da Pessoa com Autismo (Abraça), que tem como objetivo disseminar informações sobre a temática.

Segundo a parlamentar, a iniciativa busca mostrar a situação precária e violenta que vivem as pessoas com autismo nas instituições, conscientizar sobre a importância dos processos de desinstitucionalização e das políticas que asseguram a inclusão na comunidade, e falar sobre o direito de viver e ser incluído na comunidade das pessoas autistas e com outras deficiências.

“A campanha foi desenvolvida majoritariamente por pessoas com autismo e contou com a importante contribuição de pessoas residentes em instituições totais de longa permanência. Vamos criar uma rede para garantir que as pessoas com autismo possam ter a igualdade de condições com as demais pessoas e de ter pleno acesso aos serviços”, ressaltou.

Já o deputado Lobbe Neto (SP) lembrou que cerca de 2 milhões de brasileiros têm autismo. “A ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com esse transtorno de desenvolvimento”, ressaltou, ao lembrar que o azul é considerado a cor do autismo.

A mesma lembrança foi feita pela deputada Yeda Crusius (RS). “O azul hoje referencia uma importante data: o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Dia de aprender com o autismo e de estar junto com seus familiares”, ressaltou.

(Da redação)

Compartilhe:
2 abril, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *