PSDB oficializa indicações para presidências de comissões permanentes da Câmara
O PSDB definiu as indicações para as presidências das três comissões que a legenda comandará neste ano: as de Relações Exteriores, de Viação e Transportes, e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Prevista originalmente para esta terça, a instalação desses colegiados ficou para daqui uma semana (3 de abril).
As comissões são órgãos técnicos que discutem e votam as propostas de leis dos deputados. A composição parlamentar é renovada a cada ano. A escolha das comissões permanentes pelos partidos é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara e no princípio da proporcionalidade partidária. Ou seja, o tamanho de cada bloco partidário na Casa define quem escolhe primeiro e quantas comissões cada um presidirá.
RELAÇÕES EXTERIORES
O deputado Nilson Pinto (PA) presidirá a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. No Pará, o tucano foi secretário Especial de Promoção Social e secretário de Educação. Em seu quinto mandato consecutivo como deputado federal, foi vice-Líder do PSDB e vice-Líder da Minoria (Oposição). Membro de diversas comissões na Câmara dos Deputados em seus quase 20 anos como parlamentar, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e foi 1º vice-presidente da Comissão de Educação, além de ter sido presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha.
O PSDB tem um histórico à frente desse colegiado. Nos últimos anos, parlamentares do partido presidiram a comissão. Em 2014, a comissão esteve sob o comando de Eduardo Barbosa (MG). Em 2016, Pedro Vilela assumiu a presidência do grupo, sendo sucedido por Bruna Furlan (SP) em 2017.
DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A deputada Mara Gabrilli (SP) assumirá a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Mara foi vereadora, secretária da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo e está sem seu segundo mandato consecutivo como deputada federal. Na Câmara dos Deputados, ocupou a 3º Secretaria da Mesa Diretora, foi vice-Líder do PSDB e vice-Líder da Minoria (Oposição). Integrou diversas comissões permanentes e foi 2ª vice-presidente da própria Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Recebeu ainda os prêmios Paulistana do Ano (Veja), Cem Brasileiros Mais Influentes (IstoÉ/Época), e o Prêmio Cláudia, na categoria Políticas Públicas.
O colegiado é um dos mais jovens da Câmara. A comissão foi criada em 2016 com a missão de construir um diálogo permanente com a sociedade e com o Poder Executivo para garantir os direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Será a primeira vez que o PSDB estará à frente do colegiado.
VIAÇÃO E TRANSPORTES
Já a Comissão de Viação e Transportes será presidida por Domingos Sávio (MG). Prefeito e vereador de Divinópolis, foi deputado estadual por dois mandatos em Minas Gerais. Exerce atualmente seu segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, onde já foi Líder da Minoria (Oposição), vice-Líder do PSDB e vice-Líder do bloco partidário que reunia o PSDB e outras legendas. Foi ainda 2º vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, 3º vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e membro de outras comissões permanentes.
Confira abaixo o vídeo do líder Nilson Leitão com os parlamentares:
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta