Candidatura de petista condenado é “fake news” do ano, alerta Betinho
A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, por unanimidade, o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Lula contra a decisão no processo do apartamento tríplex no Guarujá (SP). O petista não conseguiu reverter a condenação a 12 anos e 1 mês de prisão.
Por decisão do tribunal, Lula poderia ser preso ao final da análise dos recursos. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) deixou o caso em aberto. Na última semana, o STF deu um salvo-conduto para que Lula não vá preso até 4 de abril, quando está marcado o julgamento do pedido de habeas corpus preventivo.
Pela Lei da Ficha Limpa, condenados por tribunal colegiado ficam impedidos de se candidatar após o fim dos recursos na segunda instância.
O deputado Betinho Gomes (PE), 1º vice-líder do PSDB, afirmou que a candidatura de Lula é a maior “fake news” do ano. “Até os petistas sabem da impossibilidade do ex-presidente ser candidato, mas insistem falar dessa candidatura apenas para confundir o eleitor brasileiro”, declarou.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem o papel de decidir a respeito da aplicação da lei no momento em que for solicitado o registro de candidatura. O PT tem até 15 de agosto para protocolar a candidatura. O TSE tem até o dia 17 de setembro para aceitar ou rejeitar a candidatura de Lula.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta