Bruno Araújo sugere mobilização para garantir sanção do projeto que cria Universidade do Agreste
A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (20) o Projeto de Lei 5272/16, que cria a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), oriunda da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A matéria segue para sanção presidencial. O investimento no novo polo educacional do estado é da ordem de R$ 121 milhões. O projeto é de autoria do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE).
O deputado federal e presidente do PSDB de Pernambuco, Bruno Araújo, sugeriu uma manifestação formal da bancada de Pernambuco e dos demais estados do Nordeste, a ser encaminhada via carta ao presidente Michel Temer, no sentido de garantir a sanção do projeto. “Essa matéria contará com nossa absoluta dedicação por se tratar de um tema fundamental para o Agreste de Pernambuco”, disse o tucano.
O deputado Betinho Gomes (PE) saudou, em plenário, a iniciativa do senador Armando Monteiro pela proposta da Universidade do Agreste ,que se afirmará com um investimento de democratização da educação no estado. “Essa é, sem dúvida alguma, uma grande conquista para todos os pernambucanos”, ressaltou.
A Ufape oferecerá os cursos de Agronomia, Ciência da Computação, Zootecnia, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Letras e Pedagogia. Para o quadro de pessoal da Ufape, está prevista a criação de 600 cargos de professor e 893 do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (628 de nível intermediário classe D e 265 cargos de nível superior classe E). No quadro dirigente, serão 8 cargos CD-2; 13 CD-3; 39 CD-4; 37 FG-1; 70 FG-2; 151 FG-3; 50 FG-4; e 43 FUC-1. O reitor e o vice-reitor ocuparão, respectivamente, os cargos CD-1 e CD-2.
(do PSDB-PE)
Deixe uma resposta