Parlamentares comemoram aprovação de PL que exige curso de primeiros socorros para professores
Parlamentares do PSDB destacaram a aprovação em plenário do Projeto de Lei 9468/18, que obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a capacitarem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. A obrigatoriedade valerá também para os estabelecimentos de recreação infantil.
O deputado Carlos Sampaio (SP) comemorou a vitória da “Lei Lucas”, como é conhecido o PL de autoria dos deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP), com coautoria do tucano. Ele lembra que a proposta é uma luta da mãe (Alessandra) e da tia (Andreia) do menino Lucas Begalli Zamora, de Campinas (SP), que morreu após ter se engasgado com uma salsicha de cachorro-quente durante um passeio escolar.
“Parabéns a Alessandra e Andreia. Se esse projeto hoje é uma realidade, é porque elas acreditaram que o sofrimento poderia se transformar em projeto de lei e poupar inúmeras vidas”, declarou.
A deputada Mariana Carvalho (RO) também celebrou a aprovação da lei Lucas. “Meu abraço fraterno à Alessandra, mãe do Lucas, e aos demais familiares, que protagonizam essa luta tão bonita”, afirmou.
CAPACITAÇÃO
Nas escolas públicas, os cursos de primeiros socorros serão ministrados por entidades municipais e estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, como os corpos de bombeiros militares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O objetivo do curso será capacitar os professores e funcionários participantes a identificar e agir preventivamente em situações de emergências e urgências médicas até que se torne possível a ajuda médica especializada, local ou remotamente.
Já o conteúdo dos cursos deverá ser condizente com a faixa etária do público atendido. Os estabelecimentos terão de possuir insumos básicos de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial.
(Da redação com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta