Ordem DeMolay é homenageada em sessão solene na Câmara


A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo sem fins lucrativos e tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos em melhores cidadãos.

A Câmara prestou homenagem nesta quinta-feira (15) à Ordem DeMolay para o Brasil. A cerimônia realizada no plenário Ulysses Guimarães foi solicitada pelo deputado Domingos Sávio (MG). Mais que homenagear, o tucano afirmou que o momento foi de reconhecimento e incentivo para que mais jovens se engajem em conhecer práticas e princípios da Ordem.

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo sem fins lucrativos. Tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos em melhores cidadãos e líderes. A primeira instituição foi fundada nos Estados Unidos em 1919, pelo maçom Frank Sherman Land. Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas no século XIV. Foi queimado em um poste por não trair seus irmãos e seguidores.

Os participantes da Ordem DeMolay são encorajados a se expressar, externar suas opiniões, falar com outros jovens e discutir problemas comuns à juventude. Aos membros é ensinada a prática das Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia (educação), companheirismo (amizade), fidelidade, pureza e patriotismo.

“Deixo hoje a todos esses jovens meu respeito, admiração e carinho. Muito mais do que uma homenagem, essa sessão se reveste de um propósito que precisamos cada vez mais: estimular e reconhecer essa nobre iniciativa que tem o apoio da maçonaria universal para que possa sempre prosperar”, afirmou Sávio.

O parlamentar afirma que, diante de tantos problemas sociais, uma quantidade crescente de jovens tem sido vítima do tráfico de drogas. Segundo ele, valores primordiais da família e da humanidade têm sido vilipendiados.

“É muito apropriado reconhecer que é preciso termos, em cada canto desse país, jovens que se reúnem e procuram praticar princípios essenciais para um caráter adequado para a construção de um país melhor. Só se constrói uma sociedade melhor fazendo, agindo, participando. É isso que se espera dos jovens DeMolay”, disse.

De acordo com o parlamentar, os princípios que norteiam a formação e convivência entre os jovens DeMolay começam a ser expressos na família e, como consequência, na sociedade.

O deputado Izalci Lucas (DF), que presidiu parte da sessão, afirmou que a Ordem contribuiu para a formação de milhões de jovens, segundo as sete virtudes cardeais de um DeMolay. “Em diferentes países, notabilizou-se por seus serviços de caridade, treinamento para a cidadania e promoção de atividades sociais sadias”, enalteceu.

Izalci afirmou que no Brasil, onde está em atividade desde 1980, a Ordem DeMolay cumpre um papel de grande nobreza: a formação daqueles que, na vida adulta, tornam-se cidadãos responsáveis e assumem, como dever, a construção de um futuro melhor para a nação. Segundo ele, esses jovens fazem isso movidos pela solidariedade e pelo sentimento de fraternidade com o qual se unem a todos os seres humanos.

“Esses cidadãos – que aprendem ainda na juventude os valores da honestidade, da lealdade e do amor fraterno – são os líderes que queremos ter em nosso país. São pessoas preparadas para assumir a condução dos destinos da pátria”.

O deputado agradeceu ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, que tem se esforçado por difundir a Ordem pelo país e por fazê-la chegar a um número cada vez maior de pessoas. “Acredito que todos os brasileiros desejam ver nossos jovens contarem com um bom preparo ético e cívico, em benefício da juventude e de toda a sociedade”, disse.

A Ordem DeMolay chegou ao Brasil em 1980 com o maçom Alberto Mansur, falecido em 2012. Em 1985, foi fundado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, a primeira organização com autonomia para administrar a Ordem no país. Em 2004, foi fundado o Supremo Conselheiro da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. Hoje, ambos desenvolvem suas atividades, recrutando milhares de jovens brasileiros que em suas fileiras aprendem as lições da quase centenária organização.

Integrantes da Ordem participaram da sessão solene. Entre eles, o grão-mestre em exercício do Grande Oriente do Brasil no Distrito Federal, Reginaldo Gusmão; o mestre conselheiro nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Guilherme Álvaro; e o Grande Mestre Nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Diogo Pigozzi Bazzanella.

“A Ordem DeMolay tem formado grandes líderes para a nossa sociedade. Homens sérios, de virtude, responsabilidade e que tem como grande virtude o respeito, algo que está tão em desuso no país”, afirmou Guilherme Álvaro.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
15 março, 2018 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *