A pedido de Nelson Padovani, Câmara homenageia Lyrio Bertoli
Na noite de terça-feira (6), o Plenário da Câmara dos Deputados fez um minuto de silêncio, a pedido do deputado Nelson Padovani (PR), em memória do ex-deputado federal Lyrio Bertoli, que faleceu na segunda-feira (5), aos 88 anos, de causa natural. Foi o primeiro deputado federal (1962/1970) a ser eleito pelo oeste do Paraná, tendo a cidade de Cascavel como base.
Padovani elogiou o exemplo de homem público, com visão de estadista – que lutou incansavelmente pela construção da BR-277, que liga o município de Foz de Iguaçu ao Porto de Paranaguá. Foi grande defensor da construção da maior usina elétrica do mundo, a Itaipu Binacional. Fundou a Cooperativa Consolata, hoje Cooperativa Agroindustrial Consolata (COPACOL), uma das maiores cooperativas do Brasil, na cidade de Cafelândia.
“Líder inconteste, homem público do mais alto gabarito, o qual serve de exemplo para todos nós Congressistas”, reiterou Nelson Padovani. Ele destacou ainda o legado deixado para os paranaenses e todos os brasileiros. Foi eleito pelo Partido Social Democrático (PSD). Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 e posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), sendo reeleito deputado federal em 1966.
Nelson Padovani diz que mesmo deixando a vida política, dedicou-se ao exercício da advocacia e à administração de empresas. Radicou-se na fronteiriça Foz do Iguaçu, onde exerceu o cargo de presidente da Academia de Cultura de Foz.
“A lembrança estará sempre guardada no coração da população de Cascavel”, afirmou Padovani ao prestar a homenagem e estender condolências à viúva Dona Amália e aos filhos Cícero, Lyrio César e Vilson Bertoli.
Confira o pronunciamento:
(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta