Consumidor deve ter informação clara sobre alimentos, defende Macris


O deputado Vanderlei Macris (SP) alertou nesta terça-feira (6) para o aumento do consumo de alimentos industrializados e a necessidade de uma vida mais saudável. O tucano destaca que a elaboração dos produtos passa por vários processos industriais, e a população deveria ter amplo conhecimento de todos os componentes.

Com as informações necessárias, o consumidor terá liberdade e consciência para exercer seu poder de escolha, avalia Macris. Inspirado na regulamentação europeia sobre rotulagem, o deputado apresentou o projeto de lei 5.522, que estabelece a necessidade da informação da quantidade de nutrientes potencialmente comprometedores de uma dieta saudável, como carboidratos, sal, açúcar e gordura.

Da tribuna, o parlamentar afirmou que a informação sobre esses quatro elementos é fundamental para a decisão do consumidor. Os dados devem ser expostos de forma clara e destacada, em quadro com cores que indiquem se os componentes estão presentes em nível baixo, moderado ou elevado.

As quantidades serão sinalizadas pelas cores verde (nível baixo), amarelo (nível semelhante ao recomendado para o consumo diário) e vermelho (nível superior ao recomendado pela regulação alimentar).

No discurso, Macris explicou que o Código de Defesa do Consumidor e a legislação sanitária já obrigam a exposição da listagem de ingredientes no rótulo. No entanto, o quadro de informações pode ser aprimorado para destacar componentes que possam comprometer a saúde da população.

“Embalagens que colocam de maneira expressa a questão do excesso de gordura trans, de sódio e gorduras saturadas, além do açúcar, são importantes para que o consumidor possa ter acesso a produtos de boa qualidade”, explicou.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
6 março, 2018 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *