Izalci exalta Campanha da Fraternidade pelo incentivo à superação da violência


A Câmara realizou nesta segunda-feira (26) sessão solene em homenagem ao lançamento da Campanha da Fraternidade 2018. O deputado Izalci Lucas (DF) foi um dos requerentes da cerimônia, que contou com a participação de representantes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Realizada anualmente pela Igreja Católica, a Campanha da Fraternidade busca despertar a solidariedade e chamar a atenção das pessoas para alguma situação que exija mudanças. O tema deste ano é “Fraternidade e Superação da Violência”, com o lema “Em Cristo somos todos irmãos”.

Izalci parabenizou a CNBB pela escolha do tema e afirmou que a sessão solene realizada pela Câmara é um momento importante, que insere o Parlamento em uma discussão que será abordada durante todo o ano. Os assuntos ligados à segurança pública têm tomado conta do noticiário diante dos alarmantes casos de violência em várias partes do país, levando o governo a decretar uma intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro.

Para Izalci, a entidade religiosa mostra sintonia com as maiores necessidades da sociedade brasileira. “O tema que a Igreja Católica traz para reflexão está ligado aos problemas, angústias e medo no cotidiano de todos nós”, afirmou.

O tucano fez referência a Santo Agostinho e sua mãe, Santa Mônica, que ensinou como evitar o conflito e a violência. “Muitos sabem de Santo Agostinho, que fez de seu legado sua missão, missão da concórdia, da não violência e de sermos irmãos. Mas foi sua mãe que entendeu as agruras, a inveja e as dificuldades diárias. E ele, o santo do perdão, contou essa história, que sua mãe foi aquela que trabalhou em sua comunidade para que todos, mesmo pensando diferente, pudessem viver em paz”, relatou.

Para ele, o exemplo dos dois santos católicos precisa ser seguido e servir de inspiração para todos que querem uma vida mais igual e justa. “Que todos nós possamos pensar que somos irmãos. Peço que todos pensem nas palavras de Santo Agostinho: Tua igreja tem o coração aberto e nos ensina o amor a cada irmão; em Jesus Cristo ama, acolhe e perdoa a quem fez o mal, esse que caiu em si e quer perdão”, disse.

Dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar de Brasília, que representou o cardeal Dom Sergio da Rocha, sugeriu que cada cidadão se pergunte que tipo de sociedade tem sido construída. Segundo afirmou, em Cristo todos são irmãos e isso deve gerar o mesmo sentimento em todos. “Vençamos as diferenças com o respeito e as agressões com o perdão. Procuremos cada um de nós superar as pequenas violências para sermos instrumentos de paz”, afirmou.

Segundo ele, a Campanha da Fraternidade propõe que todos vivam como irmãos superando todo tipo de violência.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
26 fevereiro, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *