Betinho cobra providências dos governos estadual e federal para o grave problema da violência em PE
Em nota, o deputado Betinho Gomes (PE), 1º vice-líder do PSDB na Câmara, cobra providências dos governos estadual e federal para o grave problema da violência em Pernambuco. O estado figura em manchetes relacionadas ao tema, cujos índices colocam o município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, na posição de primeira no ranking de homicídios.
O tucano vem alertando para o problema da violência junto à Secretaria de Defesa Social do estado e ao próprio Palácio do Campo das Princesas (sede do governo estadual). Levou a questão também ao governo federal, em reunião esta semana na Secretaria Nacional da Juventude, já que o Cabo figura como a cidade com maior índice de vulnerabilidade juvenil do Brasil. Leia nota abaixo:
“Não é de hoje que as autoridades de segurança de Pernambuco estão cientes da situação da violência, particularmente, no Cabo de Santo Agostinho. Há anos consecutivos, a cidade vem ocupando as primeiras posições no ranking de homicídios no Estado. É também o município com maior índice de vulnerabilidade Juvenil do Brasil segundo o Ministério da Justiça.
Esse crescimento da criminalidade no Cabo vem se repetindo ano após ano. Os últimos episódios ocorridos no litoral cabense são a confirmação da gravidade do problema, que está se tornando corriqueiro e deixando os moradores aterrorizados e reféns da violência.
Vários alertas já foram feitos aos órgãos de segurança – manifestações, reuniões na SDS e até no Palácio do Campo das Princesas, audiências públicas – mas, até agora, infelizmente, todas as respostas do Estado foram ineficazes e a confiança da população já não existe. Só o medo que vem crescendo na proporção da insegurança. A população cabense exige, tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura, uma atitude mais enérgica, de proteção e segurança aos cidadãos.
A minha cobrança também é direcionada ao governo federal. Nesta semana, estive na Secretaria Nacional de Juventude cobrando ações para ajudar a reverter essa condição de cidade com maior índice de vulnerabilidade juvenil do Brasil, na qual o homicídio é a principal causa de morte entre jovens 15 a 29 anos.
Promessas são bem-vindas desde que seguidas de ações efetivas. Vamos continuar cobrando das autoridades responsáveis ações eficazes para combater esse clima de terror e medo que se instalou no Cabo e está se espalhando por todo o Litoral Sul. Não dá mais para empurrar o problema para debaixo do tapete!”
Betinho Gomes
Deputado Federal
(Do PSDB-PE/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta