Shéridan volta a cobrar seriedade do governo com crise migratória em Roraima


A deputada Shéridan (RR) voltou a cobrar seriedade do governo federal em relação à crise migratória enfrentada pelo estado de Roraima, com o intenso fluxo de venezuelanos que fogem da crise política, social e econômica. Nesta quinta-feira (8), uma comitiva com três ministros esteve em Boa Vista.

Shéridan lamentou que a visita tenha sido apenas uma passagem, já que o destino das autoridades era, na verdade, o Suriname. Para ela, a gravidade da situação requer uma atenção maior e ações concretas.

Cerca de 40 mil venezuelanos estão vivendo em Boa Vista – mais de 10% da população da capital. Boa parte deles não têm sequer moradia ou condições de se manter. Os serviços públicos estão sobrecarregados e as ruas e praças abrigam novos ocupantes a cada dia.

No dia 31 de janeiro, a parlamentar esteve no Palácio do Planalto com outros deputados cobrando ajuda do presidente Michel Temer para o estado. Na ocasião, ele se comprometeu a enviar uma comitiva a Roraima e tomar atitudes em relação aos problemas.

Durante a passagem dos ministros pelo estado, Shéridan e os outros parlamentares que estiveram no Planalto se recusaram a receber a comitiva. De acordo com o cronograma a que tiveram acesso, os representantes do governo federal ficariam apenas duas horas na capital e tratariam da crise migratória na base área, enquanto o avião que os levaria para o Suriname seria abastecido. Até mesmo uma reunião com a governadora Suely Campos na sede do Executivo local chegou a ser cancelada. O encontro se daria também na base área.

Os ministros acabaram indo à reunião com a governadora na sede do governo e conheceram uma praça da cidade onde mais de 300 venezuelanos estão vivendo em condições completamente precárias.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que o problema da migração no estado deve ser resolvido. Ele falou sobre a ampliação da atuação na fronteira e a distribuição e interiorização dos venezuelanos. Jungmann ainda afirmou que será preciso fazer um censo para saber quantos estrangeiros realmente estão no estado.

De acordo com Shéridan, a cada dia aumentam os problemas. “Tudo aumenta: a insegurança, as filas, a violência, a dor das pessoas. E aumenta, inclusive, um sentimento de medo e intolerância muito grande”.

A tucana criticou a postura de políticos locais que estão se aproveitando da situação e até da passagem dos ministros pelo estado para fazerem politicagem. “A turma que foi à praça não fez mais do que sua obrigação”, resumiu, ao cobrar que as promessas feitas se concretizem, já que há dois anos os problemas para venezuelanos e roraimenses só aumentam.

“Roraima precisa de atenção e de ajuda para resolver esse grave entrave. Queremos política de compromisso e respeito com o povo brasileiro, com povo roraimense. Não admito que tratem meu Estado e minha gente sem a prioridade que necessitam no momento”, concluiu a tucana.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro LOyola)

Compartilhe:
8 fevereiro, 2018 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *