Novo líder, Nilson Leitão aponta principais temas da agenda legislativa na retomada dos trabalhos


Deputado assumiu a Liderança do PSDB na Câmara em 1º de fevereiro.

Em entrevista à TV Câmara, o novo líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), disse que a discussão sobre a reforma da Previdência precisa ser retomada neste início do ano legislativo. Para ele, temas como a reforma tributária e as novas regras de licenciamento ambiental devem estar entre as prioridades dentro de uma pauta em prol do desenvolvimento do país.  Os trabalhos legislativos foram retomados nesta segunda-feira (5).

Saiba mais: Deputado Nilson Leitão assume Liderança do PSDB na Câmara

Nilson avaliou que o recesso de deputados e senadores foi um período importante no qual os eleitores estiveram em contato com seus representantes e, dessa forma, os parlamentares puderam ouvir as demandas e definir as prioridades e opinião sobre temas em pauta.

No caso da reforma da Previdência, o tucano acredita que o debate deverá seguir um novo rumo, mas precisa acontecer e ser colocado em discussão para possível votação.

“Depois de ter estado em suas bases e ouvi-las, muitos deputados podem ter mudado de opinião, seja para o sim ou para o não. É importante recomeçar esse debate agora. Quero ouvir cada um na bancada do PSDB sobre seu posicionamento e o porquê de votar a favor ou contra. É importantíssimo reconstruir essa discussão”, avalia. 

O Palácio do Planalto negociou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que o tema seja colocado em pauta já a partir do dia 19 deste mês. Até lá, Leitão afirma que é importante que cada partido discuta e se posicione em relação à matéria. No final do ano passado, o partido fechou questão a favor. 

Para ele, outro tema urgente é a reforma tributária. Relatada pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PR), a proposta visa a simplificação e a desburocratização do sistema tributário brasileiro, com a redução de impostos e menos oneração dos mais pobres com, por exemplo, o fim dos tributos sobre alimentos e medicamentos.

“A reforma tributária tem que vir urgentemente para o debate, entrar na pauta. O deputado Hauly já rodou o Brasil inteiro e debateu com todos os segmentos. É uma reforma importantíssima para o país e que precisa seguir em frente”, defende. 

Na avaliação do líder tucano, temas como esse e outros que possam ajudar o país a se modernizar precisam ser apreciados pelo plenário da Casa sem demora.  Leitão sugeriu a Rodrigo Maia que coloque em pauta as mudanças nas regras do licenciamento ambiental – proposta que pretende desburocratizar a liberação de licenças ambientais e que foi discutida entre as partes interessadas.

“É um acordo do meio ambiente com a agricultura e que será um avanço enorme para os investimentos no Brasil. Além desse, outros temas deverão ser debatidos com a nossa bancada já nesta primeira semana”, adiantou.

Nilson Leitão ainda ressalta que, por ser um ano eleitoral, é importante que a pauta seja destravada já no início dos trabalhos legislativos, já que o pleito de outubro acaba interferindo no andamento dos trabalhos no Congresso. O deputado assumiu a Liderança do PSDB no último dia 1º.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

 

 

 

Compartilhe:
5 fevereiro, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *