Prevenção e diagnóstico precoce são indispensáveis no combate ao câncer, lembra Caio Narcio


A prevenção e o diagnóstico precoce são ações primordiais no combate ao câncer. É o que avalia o deputado Caio Narcio (MG) diante de pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimando a ocorrência de 1,2 milhão de novos casos da doença no país entre 2018 e 2019. Só neste ano, o Instituto prevê o aparecimento de 582 mil novos casos – 300 mil em homens e 282 mil em mulheres.

“É a confirmação de que o câncer é a doença do século, o mal do milênio. Se não houver aumento na política de prevenção e diagnóstico antecipado, o câncer será a doença que mais aparece e também a que mais mata”, disse o parlamentar.

O estudo indica que em cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida dos pacientes. Tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol são hábitos que aumentam as chances de incidência da doença. 

Para Caio Narcio, a pesquisa demonstra claramente que a ocorrência de câncer na população não pode ser tratada de forma secundária. “É uma prioridade que deve ser enfrentada com o tamanho de risco que representa à vida das pessoas”, alerta.

Play

Para reduzir esses números, o tucano explica que o Brasil precisa adotar estratégias de prevenção. Além disso, o diagnóstico precoce e a estruturação de hospitais com qualidade tecnológica, a partir da pesquisa e qualificação profissional, darão condições de cura aos pacientes.

SALVAR VIDAS
No ano passado, Caio Narcio propôs a realização de amplo debate no plenário da Câmara com o tema “Os desafios do Câncer, Tratamento, Enfrentamento e Medicamentos”.  Em plenário, ele defendeu a união de esforços e aumento de recursos para essa área. “Não estamos investindo em estatísticas, mas ajudando a salvar vidas e evitando o sofrimento de milhares de pessoas”, disse ele em seu discurso.

O alerta dos pesquisadores indica que um terço dos tipos de câncer podem ser evitados, o que significa um passo muito importante da prevenção.

Entre os tipos de câncer com maior incidência em ambos os sexos está o câncer de pele não melanoma, que é um tipo de tumor menos letal. Os outros 10 tipos incidentes são: próstata, mama, intestino, pulmão, estômago, colo do útero, cavidade oral, sistema nervoso central, leucemia e esôfago.

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
2 fevereiro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *