Pernambuco tem urgência de recuperação, por Bruno Araújo


O Brasil vem se recuperando a duras penas da crise econômica. A inflação caiu e o crescimento econômico voltou timidamente após a maior recessão de nossa história, que começou ainda em 2014. Mas é com bastante preocupação que vejo o meu Estado de Pernambuco ficar para trás nessa difícil retomada.

Na sexta-feira, o Ministério do Trabalho divulgou os últimos números de geração de emprego de 2017 e Pernambuco tem o 22º pior desempenho entre as 27 unidades federativas do Brasil, com queda líquida de 6,6 mil vagas. Soma-se isso ao fato de o nosso estado hoje liderar as taxas de desemprego no país, com 17,9% segundo o IBGE – A taxa brasileira está em 12%. Na faixa etária entre 25 e 39 anos, o índice de desocupação estava a impressionantes 37,3% no final do terceiro trimestre.

Boa parte dessa situação dramática se deve à falta de uma liderança que estimule o desenvolvimento. Que traga confiança, obras, investimentos, e destrave a economia para que as vagas de trabalho reapareçam. Este comando forte é o que precisamos ter para que o estado retome de vez o protagonismo que sempre teve na história do Brasil. Pernambuco precisa crescer rapidamente, não pode mais ficar para trás.

(*) O deputado federal Bruno Araújo é presidente do PSDB de Pernambuco. (foto: Alexssandro Loyola)

 
 
Compartilhe:
30 janeiro, 2018 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *