Às vésperas do julgamento de Lula, tucanos estão confiantes na atuação da Justiça


Está marcado para esta quarta-feira (24) o julgamento do recurso do ex-presidente Lula contra a sentença do juiz federal Sérgio Moro no caso do tríplex no Guarujá (SP). Deputados do PSDB se manifestaram nesta segunda-feira (22) em defesa da Justiça. Para eles, a grande possibilidade é de que a decisão inicial seja mantida, com base nas provas.  Em julho, Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Na avaliação do deputado Izalci (DF), há provas suficientes para que a condenação seja mantida. “Espero que a Justiça faça justiça de fato, pois há elementos e provas. Espero que façam aquilo que é tão esperado pelo povo brasileiro, que é colocar Lula atrás das grades. O país está revoltado”, disse o tucano.

O parlamentar lembra que participou de diversas CPIs e acompanhou investigações. Para ele, o grupo liderado pelo ex-presidente saqueou o país em todas as instâncias, e agora mostra desespero, incitando a violência e criticando o trabalho do Judiciário. “Acredito que ele será julgado com base nas provas e, dessa forma, será condenado. Por mais absurdo que seja o que eles falam e incitam, a justiça será feita, pois ela não se move ou se baseia nisso”, reforçou o parlamentar.

O julgamento será no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre. O processo foi incluído na pauta da 8ª Turma do tribunal, responsável pelos recursos da Operação Lava Jato na segunda instância da Justiça Federal. O relator da apelação é o desembargador João Pedro Gebran Neto. O colegiado também é composto pelos desembargadores Leandro Paulsen e Victor Laus.

O deputado Marcus Pestana (MG) também diz confiar no trabalho da Justiça. “A Lei é para todos. Lula será julgado com base nas provas. Em vez de confrontar o Poder Judiciário e incitar a violência, deveriam rebater as acusações”, ressaltou no Twitter.

Em outubro, o Ministério Público Federal (MPF) pediu o aumento da pena do ex-presidente. A acusação sustenta que Lula deve responder separadamente por cada acusação de corrupção que consta na sentença de Moro. Na sentença proferida em julho, Moro entendeu que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente. Além disso, Moro entendeu que os recursos usados pela empreiteira foram desviados da estatal.

 O deputado Carlos Sampaio (SP) lembra que a manutenção da condenação de Lula terá consequências como a inelegibilidade do petista. “Se a decisão de Moro for mantida, Lula está enquadrado na Lei da Ficha Limpa e, portanto, fica inelegível. Nem que ele queira ou seja candidato ele pode assumir a Presidência do Brasil, pois se tornaria inelegível. Graças a Deus estamos longe do PT e dessa corja governar novamente o nosso país”, afirmou em vídeo postado nas redes sociais.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 janeiro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *