Lobbe Neto destaca conquistas do Congresso e aponta desafios para 2018


O deputado Lobbe Neto (SP) fez um balanço dos trabalhos do Congresso em 2017 e apontou desafios para o novo ano durante entrevista à rádio Sanca, de São Carlos (SP). O parlamentar defendeu austeridade para as contas públicas e uma agenda positiva em 2018.

Atuante na área da educação, Lobbe fez menção a propostas aprovadas no ano passado, como a reforma do Ensino Médio, que moderniza currículo escolar. Ele ainda citou as novas regras do Fies, a inserção da educação alimentar nas escolas e a criação de quatro novas universidades no país.

Para 2018, um dos desafios na área é o reajuste das bolsas de pós-graduação, que estão com valor congelado há cinco anos. O tucano é autor de proposta já aprovada na Comissão de Educação que garante reajuste anual às bolsas concedidas pelos órgãos federais de apoio à pós-graduação e pesquisa.

Na avaliação de Lobbe, apesar das dificuldades enfrentadas pela maioria dos brasileiros em 2017, o Congresso contribuiu com alguns avanços como a reforma trabalhista, relatada pelo deputado Rogério Marinho (RN); a alteração das regras de saque do FGTS; o regime de recuperação fiscal dos estados; a mudança nos royalties de energia e a aprovação do regime especial de precatórios.

O parlamentar ainda ressaltou a importância das novas regras eleitorais – algumas já válidas para as eleições deste ano. Na avaliação do tucano, elas terão um reflexo positivo e, aos poucos, atualizarão o sistema democrático brasileiro. A medida foi relatada pela deputada Shéridan (RR).

Lobbe defendeu ainda que, em 2018, a reforma tributária seja uma prioridade. A proposta, relatada pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PR), vai reduzir a burocracia e tornar mais justo o sistema de arrecadação de impostos no país. “Ela fará com que tenhamos menos impostos e menos burocracia. Hoje os impostos encarecem tudo”, explicou Lobbe.

O parlamentar defendeu a austeridade como caminho importante para o crescimento. Segundo ele, a máquina pública precisa ser reduzida e o exemplo deve partir de cima. “A economia deve começar desde o cafezinho nas repartições. E falo de todos os poderes: Legislativo, Executivo e o Judiciário, que é o menos falado, mas que gasta muito também”, afirmou, ao ressaltar, que o teto nos salários e a redução nos cargos comissionados são algumas das ações a serem adotadas.

Lobbe falou dos investimentos e do apoio que tem empenhado ao longo do mandato para a região de São Carlos, como a instalação do Sest/Senat e a internacionalização do aeroporto da cidade.

 (Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 janeiro, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *