Nilson Leitão cobra repasse a hospitais filantrópicos de Mato Grosso


O deputado Nilson Leitão (MT) se reuniu na semana passada com a direção de hospitais filantrópicos e Santas Casas de Mato Grosso, que pediram auxílio diante da dificuldade em manter em funcionamento as unidades de saúde por conta do atraso no repasse de recursos do Estado.

Em Sinop, por exemplo, o Hospital Santo Antonio é o único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade são realizados os atendimentos da oncologia com cerca de 50 cirurgias de câncer todos os meses, além da obstetrícia e UTIs. Os repasses estão atrasados desde julho passado. A situação, no entanto, é a mesma das Santas Casas de Cuiabá, Rondonópolis e de outras estruturas que atendem conveniadas ao Estado.

Diante do quadro, o parlamentar procurou o governador Carlos Fávaro (PSD), em exercício, para solicitar a regularização dos repasses financeiros. A resposta veio na tarde desta quinta-feira (5). Segundo Fávaro, ele autorizou o repasse de R$ 22,3 milhões para que a Secretaria de Estado de Saúde quite alguns compromissos considerados urgentes, entre eles o repasse às Santas Casas e hospitais filantrópicos, responsáveis em grande parte pela média e alta complexidade e pelas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O deputado Nilson Leitão agradeceu o empenho do governador em cumprir o compromisso. “O governador Carlos Fávaro sabe das dificuldades e foi sensível em buscar anemizar em parte o problema da Saúde, afinal, praticamente 90% do atendimento do SUS em Mato Grosso é prestado pelas Santas Casas e pelos hospitais filantrópicos. Com o aval para o pagamento, espero que o recurso chegue o mais rápido possível”, disse o parlamentar.

(Da assessoria da FPA/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 janeiro, 2018 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *