2018 terá reformas e eleições no centro do debate, avalia Nilson Leitão
Em entrevista à rádio 93 FM nesta quinta-feira (4), o deputado Nilson Leitão (MT) destacou as reformas realizadas em 2017 e afirmou ter confiança na reação da economia. O tucano assume a Liderança do PSDB na Câmara em fevereiro, sucedendo o líder Ricardo Tripoli (SP).
Leitão acredita que 2017 foi um reflexo das mudanças vivenciadas pelo Brasil desde o impeachment de Dilma, concluído em agosto de 2016. O governo começou a promover reformas importantes, como as novas leis trabalhistas, a terceirização, a reforma do ensino médio, a regularização fundiária, entre outras. Além disso, as investigações derivadas da operação Lava Jato continuaram.
Na economia, houve queda da inflação e da taxa básica de juros em 2017. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano passado em menos de 3%. O deputado lembra que, com Dilma no poder, a inflação bateu os dois dígitos e gerou insegurança no mercado. “A dona de casa ia ao mercado com 100 reais, mas aquele dinheiro valia muito menos”, disse.
A expectativa do tucano é que o mercado reaja conforme a qualidade e a capacidade da política gerencial. “O investidor que estava com o dinheiro parado começa a aplicar: aumenta sua loja, abre postos de emprego, investe na construção civil, no agronegócio, compra maquinário”, explicou.
Leitão acrescenta que o mercado busca a desburocratização para investir e gerar empregos. A mudança envolve as reformas tributária e previdenciária, temas em destaque na pauta do Congresso em 2018. As reformas também serão centrais no debate entre os candidatos à Presidência da República. “Podemos esperar para 2018 uma eleição diferente. Teremos teto de gastos e uma diferença ainda maior em relação às doações de campanha”, afirmou.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta