Luiz Carlos Hauly celebra a força dos pequenos negócios e defende incentivos


O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) considera a formalização dos pequenos negócios – micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais – uma revolução na economia brasileira. “Tudo o que for investido em simplificação, desburocratização, redução de impostos e concessão de créditos para os pequenos negócios tem como resultado a criação de mais empregos e maior geração de riqueza”, disse ele.

O parlamentar, que em 2006 participou da criação do Supersimples e do MEI (Microempreendedor Individual), repercutiu no Facebook a notícia de que a Receita Federal espera que 52 mil empresas migrarão para a modalidade MEI a partir de 1º de janeiro. Na próxima semana, entram em vigor as novas regras do MEI, entre elas, o aumento do limite de faturamento, que passará dos atuais R$ 60 mil para R$ 81 mil.

Segundo dados divulgados pela Serasa Experian, o Brasil tem 7,7 milhões de pessoas atuando como MEI. Das 1,9 milhões de novas empresas instaladas no país entre janeiro e outubro deste ano, 1,5 milhão são microempreendimentos individuais, o que equivalente a 78,6% do total. A quantidade de novos MEIs também é 11,7% superior ao registrado entre janeiro e outubro de 2016, quando 1,3 milhão de novas empresas desse segmento nasceram.

Segundo Luiz Carlos Hauly, quando as microempresas e MEI alcançarem a metade do PIB brasileiro, o país terá chegado ao número ideal. Hoje, de acordo com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os micro e pequenos empreendimentos representam 27% do Produto Interno Bruto do país (soma dos bens e serviços produzidos no país) e são responsáveis por cerca de 50% dos empregos formais.

Entre os benefícios concedidos aos microempreendedores individuais está o enquadramento no Simples Nacional, que os isenta do pagamento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 dezembro, 2017 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *