Nilson Leitão vai liderar a bancada do PSDB na Câmara em 2018


Nilson Leitão sucederá Ricardo Tripoli a partir de fevereiro de 2018.

O líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), comunicou na noite desta quarta-feira (13), em Plenário, que o deputado Nilson Leitão (MT) foi aclamado pela bancada para sucedê-lo no posto a partir de 1º de fevereiro, no início do próximo ano legislativo. 

“Quero cumprimentar todos os líderes que estiveram à frente das bancadas em 2017 pela rica convivência e aprendizado que tive com todos, de governo ou oposição”, declarou Tripoli. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, agradeceu o tucano pela ótima relação ao longo do ano. Tripoli ressaltou, ainda, que Nilson conseguiu aglutinar a bancada em torno do seu nome. 

TRAJETÓRIA

Atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Nilson Leitão exerce seu segundo mandato como deputado federal. Foi vereador, deputado estadual e prefeito de Sinop (MT) entre 2001 e 2008.  Coordenará a quarta maior bancada da Câmara, com 46 deputados em exercício.

Leitão consolidou sua vida pública em defesa do desenvolvimento sustentável da agropecuária e na redução de conflitos no campo. Eleito deputado federal em 2011, sempre esteve envolvido nos grandes debates, especialmente sobre o que chama de “ecologicamente correto e economicamente viável”, tendo ainda participação destacada no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no ano passado.

Liderou a oposição na Câmara em 2013 e exerceu a função de 1º vice-líder da bancada do PSDB em 2015. É filiado ao partido desde 1992. Além disso, presidiu o PSDB-MT, onde conquistou uma série de adesões em seis anos. O número de prefeitos filiados à legenda, por exemplo, saltou de três para 39.

Play

Membro de 12 comissões na Câmara dos Deputados, entre os projetos que apresentou destacam-se o que cria o Agente Comunitário da Terra, para levar assistência técnica rural aos pequenos produtores e assentados, e o que atualiza a Legislação Trabalhista Rural.

Sua postura combativa garantiu presença positiva em diversos rankings como o do Progresso (Revista Veja), Cabeças do Congresso (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP) e no dos Parlamentares mais Influentes nas Redes Sociais (levantamento realizado pela Medialogue).

Assista o discurso de Tripoli:

(Da redação/foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
13 dezembro, 2017 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *