Com parecer de Pedro Vilela, cooperação Brasil – Quênia em Educação passa na CREDN
Com parecer do deputado Pedro Vilela (AL), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou o acordo firmado entre Brasil e Quênia na Área de Educação, assinado em Nairóbi em 6 de junho de 2010. “A exemplo de inúmeros outros acordos bilaterais do tipo firmados pelo Brasil com outras nações do Continente Africano, este tratado inaugura a cooperação educacional entre as Partes”, afirmou Vilela.
Ainda de acordo com Pedro Vilela, “pode, se adequadamente implementado, se constituir num instrumento importante para promover o estreitamento dos laços econômicos e culturais entre Brasil e Quênia, país localizado na África Oriental, com população superior a 45 milhões de habitantes, predominantemente jovem”.
A cooperação poderá cobrir, conforme estabelece o Artigo III, o intercâmbio de pesquisadores, técnicos e especialistas para realização de cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior, bem como a elaboração de projetos e pesquisas em áreas a serem ainda definidas, além de admitir a troca de informações e de boas práticas no nível de educação técnica e missões de ensino e pesquisa.
“A cooperação prevista no acordo tem potencial, sobretudo, para contribuir na redução dos obstáculos ao desenvolvimento econômico e social dos países e para a melhoria da qualidade de vida de suas populações. Isto por intermédio de atividades que possam promover, efetivamente, a melhoria da qualidade do ensino, em todos os seus níveis, inclusive no nível técnico, bem como de ações conjuntas de pesquisa na área educacional e científica”, defendeu o deputado.
(Da assessoria da CREDN/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta