Integrantes da FPA pedem a Temer convocação da 1ª Conferência Nacional dos Produtores Rurais Indígenas


Presidente da FPA, Nilson Leitão conversa com lideranças indígenas em outubro deste ano.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Nilson Leitão (MT), a vice-presidente, deputada Tereza Cristina (Sem Partido/MS), e os deputados Alceu Moreira (PMDB/RS) e Valdir Colatto (PMDB-SC) enviaram ofício nessa quarta-feira (6) solicitando ao presidente da República, Michel Temer, a publicação de Decreto Presidencial para instituir a realização da 1 ª Conferência Nacional dos Produtores Rurais Indígenas.

O documento é assinado também por lideranças indígenas de vários estados que pedem a realização do evento para discutir a produção agrícola em suas comunidades e buscar soluções que atendam as reais necessidades do grupo. “A nossa comunidade está preparada para progredir. Temos condição de discutir de igual para igual, assim como os produtores. Precisamos é de oportunidades”, disse Marcelo Lins, da tribo Ofayé (MS), uma das lideranças que assina o documento.

A demanda é fruto de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em outubro deste ano, sobre o tema com a participação de mais de 60 lideranças indígenas. Com o objetivo principal de dar voz aos índios sem a interlocução de intermediários na construção de políticas públicas e na tomada de decisão, a audiência mostrou que as comunidades querem decidir sobre sua própria atividade de produção, conservadas suas tradições e identidade.

(Da FPA/foto: Daniel Reis/FPA)

Compartilhe:
7 dezembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *