No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, cobrança por mais respeito e políticas inclusivas


“É um dever de todos lutar por mais acessibilidade e assegurar os direitos às pessoas com deficiência em nosso país”, ressalta Mariana Carvalho.

Parlamentares do PSDB registraram em suas redes sociais a passagem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no último domingo (3). Em defesa da qualidade de vida delas, cobraram mais respeito, cidadania e políticas públicas voltadas para a inclusão social. 

A deputada Mara Gabrilli (SP) afirmou que a data é importante para conscientizar as pessoas e estimular uma reflexão sobre um futuro inclusivo, digno e humano a todos os brasileiros que possuem alguma deficiência, que atualmente somam mais de 45 milhões de pessoas, segundo último levantamento do IBGE.

“Tenho muito orgulho e gratidão por essa parcela da população, que é muito aguerrida, enfrenta grandes dificuldades diariamente e, ainda sim, vive com a cabeça erguida. Vocês são a energia que me motiva a continuar trabalhando e transformando todos os dias”, destacou a tucana, ressaltando a luta diária das pessoas com deficiência.

No mesmo sentido o deputado Otavio Leite (RJ) lembrou que são essas pessoas que, mesmo com suas dificuldades, dão grandes lições de superação e compaixão. “É com muito orgulho que me dedico com todo coração a essa causa”, destacou.

Já o deputado Eduardo Cury (SP) defendeu a necessidade de se pensar nas formas de inclusão para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. “Não só hoje. Mas que todos os 365 dias do ano, sejam de inclusão”, enfatizou.

A deputada Mariana Carvalho (RO) afirmou que é “um dever de todos lutar por mais acessibilidade e assegurar os direitos às pessoas com deficiência”. Em função de parlamentar, a tucana se disse muito feliz por poder contribuir, por meio de propostas, com as conquistas das pessoas com deficiência.

Na Câmara, avança o Projeto de Lei (8120/2017), de sua autoria, que obriga os comerciantes a treinarem profissionais para atender corretamente pessoas com deficiência. “Garantia de mais segurança e inclusão na hora de comprar um produto ou serviço. Vamos construir acessos para derrubar barreiras”, ressaltou.

SOBRE A DATA

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover campanhas que gerem maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

A cada ano os temas das campanhas são baseados no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação, adotado pela Assembleia Geral da ONU, em 1982. Este ano, o tema das mobilizações é a “transformação em busca de uma sociedade sustentável e resiliente para todos”.

(reportagem: Sabrina Freire/foto: divulgação)

Compartilhe:
4 dezembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *