Geraldo Resende destaca princípios educacionais defendidos por jovem religião


O bicentenário do líder religioso Bahá’ú’lláh  (que em português significa “A Glória de Deus”)  foi celebrado na manhã desta quarta-feira (29) em sessão solene na Câmara dos Deputados. Guiados pelo princípio da igualdade, respeito e unicidade os praticantes da fé bahá’í acreditam que essas qualidades são trabalhadas desde a mais tenra idade. Em discurso, o deputado Geraldo Resende (MS) destacou princípios da educação conforme a fé bahá’í.

“A educação é o principal meio para se alcançar o ambicioso propósito de transformação do indivíduo e da sociedade”, disse o tucano, ressaltando os ensinamentos transmitidos pelo líder de uma das religiões mais jovens do planeta.

Para essa doutrina, o ser humano é essencialmente nobre, capaz de refletir as qualidades divinas, mas essas qualidades estão escondidas por trás de um espesso véu, uma grossa camada de preconceitos arraigados.

Essa transformação, no entanto, exige a paciência de um artesão. Homens e mulheres devem ser incentivados a buscar, por meio da educação, o desenvolvimento intelectual e espiritual, adquirindo conhecimentos e habilidades para contribuir para o avanço da sociedade.

Nascido em Teerã, capital do Irã, antiga Pérsia, Bahá’ú’lláh deu origem à crença há 174 anos. Entre as mensagens encontradas em escritos deixados por ele, a mais importante é de que a humanidade é um só povo, e a Terra, uma pátria comum.

Segundo essa visão, explica Geraldo Resende, o campo da educação é infinito, uma vez que as potencialidades inatas são ilimitadas. “Esse é o grande desafio, e a mensagem transmitida pelos praticantes da fé bahá’í é uma lição para todos nós”, disse o parlamentar.

De acordo com essa visão, a educação deve visar despertar as virtudes do espírito, como o amor, o desprendimento, a humildade, a justiça e equidade. E nesse processo educacional incluir o respeito e o amor a todas as pessoas de qualquer raça, nacionalidade, classe ou religião. Com isso, além de garantir o aprimoramento das potencialidades individuais, também assegura o desenvolvimento da civilização, a evolução da sociedade e a espiritualização da vida humana.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *