Eduardo Barbosa sugere que SUS incorpore cateter hidrofílico para beneficiar pacientes com lesão medular


A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou nesta quarta-feira (29) Indicação do deputado Eduardo Barbosa (MG) ao Poder Executivo, sugerindo a incorporação do cateter hidrofílico pelo Sistema Único de Saúde em benefício dos pacientes com bexiga neurogênica.

O deputado afirma que a sugestão surgiu em audiência pública realizada no âmbito da comissão, em setembro deste ano, que teve como tema “Saúde e Qualidade de Vida de Pacientes com Lesão Medular”.

No debate, médicos e especialistas destacaram a incorporação do cateter hidrofílico como um fator importante para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com bexiga neurogênica ocasionada pela lesão medular.

“A pessoa com lesão medular vive um drama relacionado à sua eliminação urinária, afastando-se do convívio social pela perda urinária e estando exposta a riscos que, em casos mais graves, podem levar até a morte por complicações renais”, explicou ou tucano à época.

No Brasil, é comum a utilização de cateteres de PVC, mas na maior parte do mundo são usados cateteres com revestimento hidrofílico, com vistas a facilitar o procedimento e reduzir ao máximo qualquer risco relacionado.

(reportagem: Sabrina Freire/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *