Comissão de Relações Exteriores homenageia brasileira que auxilia compatriotas em Orlando
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira (29) requerimento de sua presidente, Bruna Furlan (SP), e de Cabo Daciolo (Avante-RJ) solicitando a aprovação de Moção de Regozijo e Louvor a Luciana Durço, fundadora do grupo Mulheres de Orlando, na Flórida (EUA), pelo “brilhante trabalho” de apoio e orientação às mulheres brasileiras residentes na região.
Luciana, 37 anos, é brasileira, casada, mãe, administradora de empresas e há mais de três anos reside em Orlando. Com um olhar atento e generoso, Luciana percebeu ao seu redor as dificuldades que mulheres brasileiras, recém-chegadas ao estado norte-americano, enfrentam para instalar suas famílias, principalmente para aprender um novo idioma, matricular os filhos na escola, entre outras questões, como dúvidas com alimentação, serviços de saúde e emprego.
Em 2016, a brasileira fundou o grupo “Mulheres de Orlando” com o objetivo de ajudar essas mulheres. Por meio de um aplicativo de troca de mensagens, são oferecidos apoio e orientação. Em pouco tempo, outros subgrupos foram criados para atender a demanda. Atualmente, o grupo do aplicativo conta com mais de 1500 mulheres, e há 20 delas denominadas “madrinhas” que monitoram as mensagens sob o comando de Luciana.
“O empenho de Luciana em ajudar as brasileiras que vivem em Orlando vai além da troca de informação online. O grupo também realiza eventos, encontros e ações sociais para ajudar a comunidade brasileira”, ressaltam os parlamentares.
Recentemente, Luciana Durço recebeu o prêmio de “Empoderamento das Mulheres de Negócios de Orlando”, criado pelo Conselho de Cidadãos da Flórida com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Miami. Também ganhou o prêmio “Notaveis”, que ocorre anualmente em Nova Iorque.
(Reportagem: Sabrina Freire/foto: Lucio Bernardo Jr/CD)
Deixe uma resposta