A pedido de Papa, Câmara debate pesquisa e desenvolvimento em saneamento


Papa preside a Subcomissão de Saneamento Ambiental: debate vai ressaltar importância das pesquisas na área.

A Subcomissão de Saneamento Ambiental (Sanear) da Câmara dos Deputados realizará nesta quinta-feira (23) audiência pública para debater como o País pode avançar em pesquisas e desenvolvimento na área do saneamento. O ato, que está marcado para 9h, no Plenário 16, contará com a participação de técnicos e especialistas capazes de indicar caminhos para o Brasil avançar no tema da pesquisa e desenvolvimento.

O presidente da Subcomissão, deputado João Paulo Papa (SP), convidou pesquisadores e um representante da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para o debate. “Precisamos recuperar a experiência do País nessa área, que foi muito produtiva, e definir uma política nacional que una pesquisa e saneamento”, afirma o deputado Papa.

Participarão da audiência pública Léo Heller, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e relator especial da ONU – Organização das Nações Unidas para o direito à água e ao saneamento; Miguel Mansur Aisse, pesquisador da Universidade Federal do Paraná; Ricardo Franci, pesquisador da Universidade Federal do Espirito Santo; José Fernando Thomé Jucá, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco; e Fernando Nielander Ribeiro, da Financiadora de Estudos e Projetos.

IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS

Unir pesquisa e desenvolvimento com foco no saneamento básico, área ainda carente no Brasil, é um dos desafios que a Sanear busca enfrentar. E, segundo estudo coordenado pela Levy Economics Institute, grupo norte-americano especializado em detalhar políticas públicas de forma global, cada 1% do PIB investido em pesquisa representa 9,92% de crescimento.

“Esse dado é revelador e só reforça a importância de se investir em estudos. Ainda mais quando nos deparamos com o cenário desafiador do saneamento no País. Metade da população não conta com coleta de esgoto e, investimentos nesta área, resultam em benefícios diretos para a saúde pública, desenvolvimento e até para o turismo, outra importante vertente econômica”, detalha Papa. “Com a audiência, vamos ter uma visão ampliada e atual sobre pesquisa e desenvolvimento. O desafio da universalização e o desafio do crescimento econômico impõem essa agenda”, conclui o presidente da Subcomissão.

SERVIÇO:

 Audiência Pública – Pesquisa e Desenvolvimento no Saneamento Básico
Quinta-feira, 23 novembro
9 horas
Plenário 16 da Câmara dos Deputados

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
22 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *