Comitiva buscará parcerias com centro de referência no combate ao câncer nos Estados Unidos
A Comissão de Educação aprovou, por unanimidade, a constituição de uma comitiva para conhecer o Centro de Educação, Prevenção, Pesquisa e Tratamento de Câncer, o MD Anderson, da Universidade do Texas (EUA). De acordo com o presidente da Comissão, deputado Caio Narcio (MG), autor do requerimento (REQ 412/2017), a Saúde e a Educação precisam andar juntas.
“O MD Anderson é hoje referência de universidade no âmbito de combate ao câncer e tem feito um trabalho primoroso que será interessante conhecer”, disse o parlamentar. Ele reitera que essa instituição investe em tecnologia e pesquisa de altíssima qualidade, sendo referência para universidades que atuam no âmbito da saúde e no apoio a hospitais que atuam no combate ao câncer.
O parlamentar destaca a importância de o Brasil ampliar seu esforço na pesquisa e no domínio de tecnologias para o controle do câncer, “um mal que preocupa o mundo e ameaça a humanidade”. Só em 2017, foram detectados 14 milhões de novos casos da doença no mundo, dos quais quase 600 mil no Brasil.
Segundo Caio Narcio, além do conhecimento das tecnologias e metodologia de Educação sobre a doença, hoje monitorado pelo Instituto MA Anderson, a visita também pretende saber como programar parcerias pelo MD Anderson com instituições brasileiras especializadas no controle e prevenção ao câncer.
A comitiva deve avaliar ainda, a possibilidade da Comissão de Educação intermediar novas parcerias entre o Instituto e o Brasil em áreas específicas, a exemplo de pesquisa em Oncologia, Capacitação e Treinamento Profissional, Intercâmbio de profissionais, dentre outras, tanto na rede hospitalar quanto nas instituições de Ensino Superior.
Caio Narcio ressalta ainda a importância de a Comissão ter a oportunidade de apropriar-se de informações e de subsídios para elaborar normas, a partir dessa visita in loco e de ouvir diretores do MD Anderson. “Todos sabem que perdi minha mãe e meu avô vítimas dessa doença. Por isso tenho atuado fortemente no combate ao câncer”, disse ele.
O tucano afirma que a intenção é propor parcerias, aprender com experiências que tem dado bons resultados e promover troca de tecnologias para que se possa ampliar o conhecimento e também aprimorar a educação e a saúde no Brasil.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta