Câmara entrega Medalha Mérito Legislativo a entidades e pessoas que prestam relevantes serviços ao Brasil
Foi entregue, nesta quarta-feira (22), em sessão solene no Plenário da Câmara, a Medalha Mérito Legislativo. Neste ano, foram 40 agraciados. A comenda foi criada em 1983 para homenagear autoridades, personalidades, instituições ou movimentos sociais que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A escolha dos homenageados é feita pelos membros da Mesa Diretora da Câmara e pelos líderes partidários. A iniciativa é coordenada pela Segunda Secretaria da Casa, comandada pela deputada Mariana Carvalho (RO).
Por indicação do líder do PSDB, deputado Ricardo Tripoli (SP), foi agraciada com a medalha a militante pioneira na defesa dos animais Sônia Peralli Fonseca. A bióloga aliou a formação acadêmica a sua sensibilidade individual e trabalha há mais de 50 anos em prol dessa causa. Teve papel fundamental na aprovação de projetos de lei envolvendo os direitos dos animais aprovados no Congresso Nacional e exerceu grande relevância no processo de convencimento aos legisladores a vedarem, constitucionalmente, as práticas de crueldade. As iniciativas representam relevantes instrumentos jurídicos para a proteção animal no Brasil.
Dentre suas conquistas pelos animais, estão a participação na elaboração de legislação estabelecendo o abate humanitário e a proibição da prática de se capturar mamíferos aquáticos como golfinhos. Ícone na história da proteção animal no Brasil, em 2000 Sônia fundou o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), do qual é presidente vitalícia. A entidade congrega atualmente mais de 130 organizações no Brasil, atingindo milhares de pessoas. Atualmente, Sônia, dentre inúmeras ações, tem atuado contra as práticas do rodeio e vaquejada e contra a tentativa de legalização da caça no país.
Impossibilitada de estar em Brasília nesta quarta-feira, Sônia foi representada pelo advogado Ulisses Borges, parceiro do Fórum, que destacou o trabalho da ativista. “É uma homenagem muito importante. A doutora Sônia é mais que merecedora desse reconhecimento e o recebemos como um a homenagem a todos que defendem a causa animal. O trabalho desenvolvido por ela agrega pessoas que se identificam com o tema. Ela é uma precursora, uma grande ativista e pessoa de elevada estatura nessa causa e também como bióloga e professora. Nos sentimos todos homenageados com esse grande reconhecimento”, comemorou.
Como integrante da Mesa Diretora da Câmara, Mariana Carvalho indicou a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e o general Comandante Militar da Academia das Agulhas Negras, Costa Neves. Segundo a deputada, os agraciados trabalham por um Brasil melhor, de mais igualdade.
“É com muita alegria que a Câmara, por meio da 2ª Secretaria, concede essa homenagem às pessoas que fazem a diferença em prol do nosso país. Agradeço a cada um pela diferença que fazem, pela esperança que conseguem gerar. São pessoas que orgulham a nação brasileira. Essa forma de reconhecimento em vida é o que podemos fazer por meio da Câmara”, disse Mariana.
A tucana pediu ao Plenário um minuto de silêncio em memória ao ex-deputado Ricardo Zarattini Filho, pai do atual deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Ela destacou a importância de reconhecer o bom trabalho feito das pessoas, mesmo quando há divergência no campo das ideias. Zarattini, que faleceu em outubro deste ano, foi um dos agraciados com a medalha, entregue a sua neta Luna Zarattini. Segundo Mariana, a homenagem ao ex-deputado foi também a todos que, como ele, não tiveram a oportunidade de receber uma homenagem em vida. “Tenho a certeza de que o que cada um dos homenageados passou fica de exemplo. Torço para que continuem sendo inspiração para todo o país”, concluiu a deputada.
(Reportagem: Djan Moreno/fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta