Hauly defende reforma tributária como instrumento de justiça social


Deputado Luiz Carlos Hauly

Desde o início do ano, quando assumiu a relatoria da proposta, Hauly percorreu 22 estados e realizou mais de 170 reuniões de trabalho.

Em entrevista concedida ao jornal Nexo, o relator da reforma tributária, deputado Luiz Carlos Hauly (PR), destaca que uma das prioridades da reestruturação do sistema de impostos é a sua simplificação. O tucano defende mudanças para tornar a cobrança de tributos mais justa e ressalta que as pessoas de menor poder aquisitivo serão beneficiadas diretamente com a redução da carga sobre o consumo.

Hauly explicou que a reforma vai transformar nove dos atuais tributos em apenas um: o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Isso, segundo o relator, facilitará a cobrança, o repasse do dinheiro para estados e municípios e dificultará a sonegação. A simplificação do sistema, na avaliação de Hauly, pode ser o primeiro passo para tornar a cobrança de tributos mais justa e mais progressiva, pesando menos sobre os mais pobres e mais sobre os mais ricos. O passo seguinte deveria ser a diminuição da cobrança de impostos sobre o consumo e o aumento sobre a renda.

Além da simplificação, Hauly destaca que a tecnologia é um dos cernes da reforma e, com ela, também haverá menos burocracia e sonegação. O tucano ressalta que a reforma não mexe com impostos sobre propriedade e trabalho, mas simplifica a cobrança na renda e no consumo. Ele avalia que é possível tributar mais os mais ricos, fazendo justiça social por meio da reforma.

Desde o início do ano, quando assumiu a relatoria da proposta, Hauly percorreu 22 estados e realizou mais de 170 reuniões de trabalho. Como destaca durante a entrevista, o parlamentar tem feito um trabalho de convencimento e mostrado que não haverá perdas para União, estados e municípios ou para empresários.

Confira a entrevista na íntegra 

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
21 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *