Domingos Sávio defende atuação suprapartidária para superar crise econômica das universidades


O deputado Domingos Sávio (MG) destacou nesta terça-feira, em Comissão Geral no Plenário da Câmara, a necessidade de destinar recursos para manutenção, funcionamento e expansão das universidades. Em nome da Liderança do PSDB, o tucano também defendeu uma atuação de forma suprapartidária dos parlamentares para superar a crise econômica que acomete essas instituições.

“A universidade é o maior patrimônio deste país e precisa ser abraçada, e abraçada de forma suprapartidária”, ressaltou, ao solicitar união dos parlamentares na defesa das instituições e de um orçamento mais justo. “É uma bandeira de todos nós e precisamos abraçá-la com firmeza”, enfatizou.

Domingos Sávio alertou que a crise que afeta as universidades vem se agravando nos últimos anos. “Sejamos realistas, todos os reitores sabem que esse pesadelo não começou agora. Nós sabemos muito bem. Eu estava na Comissão de Orçamento vendo o desafio que já foi em 2014, em 2015 e em 2016 se agravou ainda mais e nós temos que nos unir”, defendeu.

O tucano lembrou que a bancada do PSDB chegou a colocar na CMO uma emenda de R$ 1,5 bilhão para expansão do ensino superior, de modo a atender as demandas das universidades que estavam em obra. Entretanto, o tucano ressalta que a expansão não aconteceu. Segundo ele, o que era para ser solução acabou virando um problema pela falta de recursos. Na opinião dele, os parlamentares precisam atuar de forma mais incisiva.

Domingos Sávio disse que só foi possível o estabelecimento da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) devido ao apoio recebido do Executivo. Ele vem lutando pela criação de polo da Universidade Federal de Viçosa em Pará de Minas (MG).

“Vamos abraçar essa causa. Mas tem que ter orçamento, e nós vamos estar juntos, independentemente de partido, para apoiar a nossas universidades”, finalizou.

(Reportagem: Sabrina Freire/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *