Em sessão solene, Izalci destaca trabalhos desenvolvidos pela Casa do Pequeno Polegar em favor das crianças


Crianças que frequentam a instituição participaram da sessão solene nesta manhã.

A pedido do deputado Izalci (DF), a Câmara promoveu na manhã desta segunda-feira (20) sessão solene em homenagem ao Jubileu da Casa do Pequeno Polegar. A organização não-governamental foi fundada em 1967 por Ruth Passarinho. Atualmente localizada no Lago Sul, bairro de Brasília, a instituição funciona como creche-escola e atende mais de 160 crianças de 1 a 5 anos em situação de vulnerabilidade.

O parlamentar do PSDB destacou o importante trabalho social desenvolvido pela instituição em sua função de assegurar e proteger os direitos das crianças durante seus 50 anos de existência. “É só cuidando de nossas crianças, para que sejam felizes e se desenvolvam com educação, saúde e amor, que podemos vislumbrar um futuro próspero para nossa nação”, defendeu.

Izalci lembrou dos trabalhos desenvolvidos por Ruth Passarinho, ao destacar que a Casa do Pequeno Polegar “nasceu da luta de uma mulher pelas crianças mais necessitadas”, logo nos primeiros anos da inauguração de Brasília. A fundadora da instituição faleceu em 1987 em decorrência de um câncer. “Seu compromisso com as crianças foi intenso nos anos em que viveu. Mesmo na doença, a sua força e a sua determinação foram maiores que o sofrimento. Esse exemplo que deixou é motivo de orgulho para todos que tiveram a honra de conviver com ela e, sobretudo, aprender com o seu legado”, salientou.

Em vídeo institucional, foi apresentada a história da ONG. Inicialmente, funcionava como um internato que abrigava e cuidava, temporariamente, de crianças que tinham pais portadores de tuberculose, com o objetivo de evitar que elas fossem contaminadas. Posteriormente, buscou se adequar às demandas da sociedade, passando a abrigar crianças órfãs e àquelas cujos os pais tinham longas jornadas de trabalho.

Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, a Casa do Pequeno Polegar se adequou às leis, adaptando, por exemplo, os dormitórios para funcionarem como salas de aula, visto que as crianças não podiam mais dormir na instituição. Hoje, a ONG atual funciona como creche-escola, oferecendo um serviço lúdico em período integral, de segunda a sexta. São atendidas crianças credenciadas pela Secretaria de Educação do DF, residentes em cinco localidades: Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Jardim ABC e Paranoá Parque.

AGRADECIMENTO

A presidente Angélica de Castro Gonçalves Passarinho, filha de Ruth Passarinho e Jarbas Passarinho, agradeceu ao tucano pelo reconhecimento aos trabalhos da instituição. Foi entregue a Izalci um símbolo dos “polegares” em forma de agradecimento. “A gente considera um troféu que não vale ouro, não vale prata, mas vale todo nosso amor, nosso carinho e a nossa gratidão”, disse ao presenteá-lo.

A presidente da instituição também lembrou todos os avanços na Constituição em relação aos direitos das crianças, como a Lei 13.010/2014, conhecida como a lei do menino Bernardo, contra violência e o castigo físico; a lei 12.594/2012, sobre o sistema nacional de atendimento socioeducativo; e as modificações dos artigos 240 e 241, contra exploração sexual de crianças, inclusive, por meio digital. Apesar dos avanços, ela afirmou acreditar que ainda muita coisa deve mudar.

“É preciso dizer basta! Basta à discriminação, ao abandono, à invisibilidade de crianças em situações desfavoráveis, traumatizantes e de maior vulnerabilidade. Basta à exclusão social, basta à violência, à exploração sexual, e sempre sim aos melhores interesses da vida, ao esporte, a saúde, ao lazer das crianças e dos adolescentes brasileiros”, finalizou.

Durante a solenidade, o deputado entregou um diploma de reconhecimento pelos serviços prestados A membros que trabalham na instituição: Altina de Lemos Paoli, Ivonete Tenório de Lima, Joana Pereira dos Santos, Raimunda Arineide Teodósio e Terezinha Pereira Costa. “Homenageamos a todos que continuam esse trabalho magnífico que A instituição Casa do Polegar realiza diariamente em favor de nossas crianças”, ressaltou.

No encerramento, “Os Polegares”, grupo de coral constituído por cerca de 30 crianças, apresentou um musical cantando o hino da instituição e a canção “amiguinho”, sobre a direção do professor Cleiton Sodré.

(Reportagem: Sabrina Freire/foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

 

Compartilhe:
20 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *