Dia da Consciência Negra: parlamentares defendem combate a desigualdades e ao preconceito


O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Parlamentares do PSDB destacaram nesta segunda-feira (20) a passagem do Dia da Consciência Negra. A data faz referência ao dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. Em todo Brasil, o 20 de novembro é de reflexão sobre as desigualdades e o preconceito ainda existentes. Nas redes sociais, os tucanos defenderam o fim do racismo e lembraram que a escravidão foi um triste capítulo da história brasileira.

O deputado Betinho Gomes (PE) destacou que Zumbi dos Palmares é um símbolo da resistência de negros e pardos brasileiros. O parlamentar lamentou que a população negra ainda sofre com a desigualdade social. “No Brasil, entre as vítimas de homicídio, os negros ainda são maioria, mas em relação ao acesso à saúde, como no atendimento médico prestado a mulheres durante o pré-natal, são minoria. Isso precisa mudar”, defendeu.

O deputado Carlos Souza (AM) também fez referência a Zumbi. “Ele simbolizou a luta do negro contra a escravidão, um lamentável fato que marcou negativamente a história do Brasil! Felizmente, hoje caminhamos para um país de igualdade, e vamos continuar lutando para que o preconceito e o racismo sejam extinguidos totalmente da nossa sociedade”, defendeu. O parlamentar ressaltou que em Manaus, o bairro Praça 14 de Janeiro se encontra em festa com celebrações valorizando a cultura negra.

Para Célio Silveira (GO), é importante conscientizar que o preconceito e a desigualdade precisam ser combatidos por todos. “Que possamos nos unir na luta pelo fim do preconceito racial, pois somos todos iguais perante a Deus”, disse. A deputada Shéridan (RR) reforçou a necessidade de consciência sobre a igualdade, independentemente da cor da pele. “A alma não tem cor. Devemos ter a consciência que todos somos iguais”, afirmou.

Em seu Facebook, o deputado Miguel Haddad (SP) postou imagem do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, local por onde chegavam os africanos que se tornavam escravos no Brasil. “É um patrimônio de sofrimento, como o Memorial de Hiroshima, no Japão, e o Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia. Serve para nos lembrar de um triste passado de escravidão, cujas consequências perduram na desigualdade social e no preconceito, nem sempre reconhecido”, lamentou.

O Dia da Consciência Negra foi incluído em 2003 no calendário escolar, sendo instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por meio de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei, a responsabilidade é de cada Câmara de Vereadores, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares: 20 de novembro de 1695.

(Reportagem: Djan Moreno)

 

Compartilhe:
20 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *