A pedido de Mara Gabrilli, Câmara realiza seminário sobre Sistema Nacional de Transplantes no Brasil


“Precisamos identificar meios para fazer com que a doação se torne uma pauta natural de reflexão, motivando as pessoas a serem doadores de órgãos e as famílias a permitirem”, defende a deputada do PSDB.

A Câmara dos Deputados recebe na próxima quinta-feira (23) o seminário “Sistema Nacional de Transplantes no Brasil”. Realizado pela Comissão de Seguridade Social e Família, a pedido de três parlamentares, incluindo Mara Gabrilli (SP), o evento será dividido em três partes, cada uma moderada por um deles.

Na primeira, às 9h30, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) será a moderadora da Mesa “Modelo adotado na Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos no Brasil e no Estado de Santa Catarina”. A segunda Mesa, prevista para 11h, terá a deputada Mara como moderadora e debaterá “Incentivos à doação e Transplante de Órgãos”. Por fim, a terceira Mesa, comandada pelo deputado Sério Reis (PRB-SP), a partir das 13h15, abordará o “Sistema Nacional de Transplantes no Brasil”.

Para Mara Gabrilli, o Brasil se destaca no panorama mundial por realizar um número significativo e crescente de transplantes dos mais diversos graus de complexidade. “Tem crescido em diversos estados o número de centros de transplantes com equipes especializadas que tornam mais fácil o acesso dos pacientes. Entretanto, diferentes entraves ainda se apresentam. Sabemos da angústia que cerca cada doente que espera na fila do transplante. Precisamos identificar meios para fazer com que a doação se torne uma pauta natural de reflexão, motivando as pessoas a serem doadores de órgãos e as famílias a permitirem”, diz.

Outra questão abordada no evento será o alto gasto do Sistema Único de Saúde (SUS) para custear transplantes complexos que não são realizados no país, inclusive como resultado de ações judiciais. Mara afirma que “é importante analisar a possibilidade de criar no país centros de excelência habilitados a realizar procedimentos de ponta, acompanhando a capacidade dos centros do exterior, inclusive na esfera pediátrica”.

Por conta disso, um dos momentos mais esperados do Seminário é a participação do médico brasileiro Rodrigo Vianna, Diretor de Serviços de Transplantes do Miami Transplant Institute, nos Estados Unidos, considerado um dos principais centros de transplante no mundo. Em agosto, a convite de Vianna, Mara visitou as estruturas do centro de referência americano e fez o convite para que ele contasse um pouco de sua experiência neste Seminário.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 87% de todos os procedimentos de transplantes realizados no país são feitos pelo SUS. De acordo com esse percentual, o Brasil possui o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo. Em números absolutos é o segundo país que mais realiza transplantes renais e hepáticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo Vianna, o transplante multivisceral (de múltiplos órgãos) não é realizado no Brasil por uma desorganização do próprio sistema de saúde brasileiro. “O Brasil tem jeito sim. Só precisa de alguém que lidere esse campo. Dá para fazer e dá para melhorar muito”, afirmou.

SERVIÇO

Seminário sobre o Sistema Nacional de Transplantes no Brasil

Data: 23/11
Horário: das 9h30 às 15h
Local: Câmara dos Deputados – Anexo II – Plenário 7

Programação:

09h30 – Abertura

Mesa 1 – “Modelo adotado na Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos no Brasil e no Estado de Santa Catarina”.

Moderadora: DEP. CARMEN ZANOTTO

Palestrantes:

09h45 – ROBERTO C. MANFRO – Presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos-ABTO.

10h00 – JOEL DE ANDRADE – Coordenador da SC Transplantes

10h15 – Representante do Ministério da Saúde

10h30 – Representante da Força Aérea Brasileira

10h45 – Debate

 

11h00 – Mesa 2 – “Incentivos à doação e Transplante de Órgãos”

Moderadora: DEP. MARA GABRILLI

Palestrantes:

11h15 – ROBERTO C. MANFRO – Presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos-ABTO.

11h30 – RODRIGO VIANNA – Médico especialista em transplante múltiplo de órgãos nos EUA, Universidade de Miami

11h45 – RENATO CONSONNI – Paciente transplantado – Transplante multivisceral

12h00 – ROGÉRIO CARBALLO AFONSO – Representante do Hospital Sírio-Libanês

12h15 – Representante do Conselho Federal de Medicina – CFM

12h30 – Representante do Ministério da Saúde – MS

13h00 – Debates

 

13h15 – Mesa 3 – “Sistema Nacional de Transplantes no Brasil”

Moderador: DEP. SÉRGIO REIS

Palestrantes:

13h30 – ALUÍZIO FERREIRA LIMA – Presidente do Conselho de Administração da PULSARVIDA.

13h45 – ROBERTO CERATTI MANFRO – Presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgão – ABTO

14h00 – RONALDO HONORATO – Assistente da Coordenação da equipe de transplante Cardíaco dos Adultos do InCor

14h15 – RENATO PADILHA – Presidente da Federação Nacional das Associações de pacientes renais e transplantados do Brasil – FENAPAR

14h30 – Debates

14h45 – Encaminhamentos

15h00 – Encerramento

(Da assessoria da deputada/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *