Lobbe Neto comemora aprovação de cadastro único de desaparecidos


A criação de um cadastro único resgata a esperança de quem tem um parente desaparecido. Esse projeto foi aprovado na semana passada, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, e segue para apreciação do Senado.

Atualmente, já existe uma relação de dados e informações de pessoas desaparecidas, mas o que dificulta o serviço é o fato de não haver uma obrigação de atualizar os dados e nem um acompanhamento. O novo sistema promete agilizar o serviço, tornando a busca mais eficiente.

O deputado Lobbe Neto (SP) defende a proposta para colocar fim à parte burocrática do cadastro. “O mais importante é pôr fim à parte burocrática desse cadastro, que já iniciou em 2009, só que, com muita burocracia, vem a dificuldade”, alerta.

Pela proposta, as informações do banco de dados vão ser compartilhadas entre todos estados com descrição física e fotos dos desaparecidos, além de outras informações úteis para facilitar a identificação. Os estados que não atualizarem os dados estarão sujeitos à multa.

Lobbe Neto ainda faz um alerta para que a população procure as autoridades responsáveis assim que perceberem quando uma pessoa estiver desaparecida. “Procurar as autoridades competentes depois que sentiu falta por um período mínimo e fazer uma ocorrência para que possam tomar as providências necessárias e entrar no cadastro”, ressalta.

No Brasil, 190 pessoas desaparecem em média por dia, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança. Só no ano passado, mais de 71 mil pessoas sumiram. A maioria dos casos foi em São Paulo, depois Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Caso a lei seja aprovada, o Ministério da Justiça será responsável pela implantação e coordenação do sistema. Os demais órgãos de segurança pública, estaduais e federais, ficarão encarregados da atualização dos dados, sob pena de ficarem sem receber repasses voluntários da União.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
14 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *