Carlos Souza se torna membro titular da Comissão de Minas e Energia na Câmara


O deputado Carlos Souza (AM) escolheu a Comissão de Minas e Energia (CME) para atuar como titular, na Câmara dos Deputados. Ele já foi indicado pelo PSDB, ao qual se filiou recentemente.  Souza afirma que a precariedade do sistema energético no Amazonas e consequentemente, em todo o País, é um dos principais motivos que o motivou a compor a comissão.

“Precisamos tomar providências eficazes e imediatas para tirar milhares de pessoas da escuridão no meu estado e reduzir o alto preço da conta de luz para os usuários. Por isso já estou pleiteando a criação de uma linha de crédito especial para aquisição e implementação de sistemas de microgeração de energia fotovoltaíca para o Amazonas, e a viabilização de um convênio que autorize o estado a conceder isenção do ICMS sobre a energia solar”, declarou.

O parlamentar ressalta que a instalação de uma unidade fotovoltaíca proporciona uma redução na conta de energia de forma instantânea, além de contribuir com o sistema elétrico nacional como um todo. Ele explica que o Amazonas possui um grande potencial para a geração de energia solar, mas que essa fonte de energia renovável ainda não é explorada como poderia ser, no estado.

“O Amazonas é um dos estados que menos investe em energia solar no Brasil. Atualmente, o país produz 124,7 megawatts (mW), enquanto o Amazonas tem potência de apenas 0,055 mW, o que representa 0,04% da geração de energia distribuída em todo o país. É por isso que sugiro a criação de linha especial de crédito para implementação de sistemas fotovoltaicos de pequeno porte. A finalidade é superar uma das principais barreiras para a disseminação da tecnologia no estado, que é o alto custo inicial”, pontuou.

A Comissão de Minas e Energia é uma das 25 permanentes instaladas na Câmara dos Deputados, e atua principalmente nas politicas e modelos mineral e energético brasileiros, fontes convencionais e alternativas de energia.

(Da assessoria do deputado/foto: 

Compartilhe:
14 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *